Matéria de Capa

Moradores cobram explicações sobre calçada

As obras de revitalização da Avenida Dom Pedro I têm causado revolta nos moradores do Condomínio Edifício Independência, no número 219. A falta de diálogo foi o que mais incomodou o síndico Carlos Alberto da Silva, de 46 anos.

“Em 2018, fui na Prefeitura para verificar o que era necessário para reformar a nossa calçada, que realmente estava precisando. Me informaram sobre o projeto do bicentenário Independência e, então, ficou acordado que o prédio iria fazer tudo conforme o decreto mandava. Foi o que fizemos. Tudo foi feito conforme o tipo de piso que eles exigiam, nivelamento, material, acessibilidade. Gastamos mais de R$ 40 mil. A calçada estava nova”, conta Carlos.

Acontece que no final de 2019, eles receberam uma notificação judicial de multa de mais de R$ 4 mil, dizendo que o passeio estava irregular. Carlos foi contestar, ainda mais porque a foto que estava no documento era do Google e o CNPJ era de outro condomínio com o mesmo nome.

Enquanto isso, nos últimos dias, foi deixado na portaria um papel dizendo que o passeio iria sofrer novas interferências. “Liguei por mais de 15 dias no telefone informado para esclarecer a situação e ninguém atendia. O engenheiro esteve aqui, conversou comigo, e disse que, como a calçada estava nova, iria tentar solicitar somente a inclusão do piso tátil para deficientes, não sendo necessário mexer em tudo”, conta o síndico.

Mas foram só palavras. No meio a um superferiado antecipado, na segunda-feira (25), antes que Carlos conseguisse entrar com qualquer pedido judicial para barrar a quebradeira, a Prefeitura chegou com seu maquinário quebrando tudo. Os moradores gravaram vídeo indignados com a situação e os funcionários presentes na obra disseram que a calçada não era mais do condomínio, que eles não poderiam fazer nada.

Carlos lamenta profundamente a falta de diálogo com os órgãos competentes e não sabe até agora o que exatamente vai ser feito na frente do seu prédio, visto que ele já havia reformado tudo, conforme o decreto exigia. A calçada da via começou a ser quebrada pela Prefeitura desde a esquina com a avenida do Estado.

Em setembro do ano passado, o então subprefeito do Ipiranga na época, Caio Luz, anunciou durante a troca da bandeira do Parque da Independência que a secretaria das Subprefeituras faria uma recuperação das calçadas da avenida Dom Pedro I, mas não deu detalhes. Essa “revitalização” deve-se ao fato da avenida ser uma das portas de entradas para o parque e, por isso, ela foi incluída nas obras que visam “preparar” o bairro para o bicentenário da independência, em 2022.

A Subprefeitura do Ipiranga informou que não é ela quem está realizando as obras e sim a Secretaria Municipal das Subprefeituras e que qualquer assunto deve ser esclarecido com eles.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Howdy! I could have sworn I’ve been to this website before but after reading through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be book-marking and checking back frequently!

  2. Appreciating the time and energy you put into your blog
    and detailed information you offer. It’s awesome to come across a blog every once in a while that
    isn’t the same outdated rehashed material. Wonderful read!
    I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my
    Google account.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo