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Estapar “privatiza” ruas do Ipiranga

Moradores do Ipiranga e de várias regiões da cidade estão, reclamando que muitas ruas do bairro estão sendo “privatizadas”, com a criação de Zona Azul. Desde terça-feira, dia 17, a Estapar, empresa que passou oficialmente a administrar a Zona Azul na cidade, vem criando novos pontos de estacionamento pago o que tem sido alvo de críticas da população. A empresa foi vencedora da licitação, promovida pela Prefeitura, com a promessa de modernizar e oferecer mais segurança aos usuários. Nesse “pacote”, até agora, o que se viu foi a implantação da Zona Azul em locais onde por décadas o estacionamento foi livre, como por exemplo nas imediações do Fórum do Ipiranga, na rua Agostinho Gomes.
Ao que tudo indica os bairros foram mapeados visando lucro. Na rua Agostinho Gomes, no Ipiranga, por exemplo, entre a Rua dos Sorocabanos e Patriotas, a criação de área de Zona Azul visou exclusivamente os frequentadores do Fórum. Ali, um grande trecho foi pintado e demarcado como Zona Azul visando a cobrança aos frequentadores do Fórum. Locais como a Costa Aguiar, Nazaré, Bom Pastor, e tantas outras ruas do bairro onde por muitos anos foi livre o estacionamento, agora é Zona Azul. Ruas do Alto do Ipiranga também terão cobrança de Zona Azul.
Na terça-feira ( 17), quando oficialmente a Estapar assumiu a Zona Azul, muitas pessoas que se dirigiam ao Fórum estranharam a medida. Uma advogada frequentadora assídua do Fórum, que preferiu não se identificar, disse não ser contra a medida desde que ofereça melhorias nas vias públicas, no entanto alegou que a despesa será repassada ao cliente, mas afirmou que “se o usuário paga deve haver contra partida, principalmente no que diz respeito à segurança. Cobrar só visando lucro é muito ruim para a população”.
A medida tem gerado muitas reclamações da população, mas por outro lado comerciantes da Nazaré e da Bom Pastor acham que a iniciativa pode melhorar o movimento em seus estabelecimentos, pois vai facilitar para os clientes que, muitas vezes, não encontram vagas pagar livre para estacionar. Eles lembram que o movimento do comércio na Silva Bueno melhorou depois que foi implantada a Zona Azul. E é isso que esperam que ocorra.
Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), erntre os locais que receberam a cobrança, o Ipiranga ocupa a terceira posição com 572 novas vagas pagas. Ficando atrás apenas nas regiões do Tatuapé com 970 e Ibirapuera com 603.

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