Matéria de Capa

Paróquia prepara festa para Santa Paulina

Os preparativos para as tradicionais comemorações do Dia de Santa Paulina, primeira santa brasileira, que morou por décadas no Ipiranga, comemorado dia 9 de julho, seguem a todo vapor. A festa acontece na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, na avenida Nazaré, onde estão os seus restos mortais. Haverá missas em quatro horários: 8h, 10h, 13h e 17h. A festa também contará com barracas de salgados, doces e refrigerante.
Quem for até o local poderá conhecer um pouco mais da santa. Ao lado da capela, está localizado o Memorial, que narra, com riqueza de detalhes, a história da vida e missão de Santa Paulina, por meio de objetos da época. A participação na festa e a visita ao Memorial permitem uma conexão histórica e social também com a cidade de São Paulo.
Em 1909, deixando o cargo de Madre Superiora, Madre Paulina, foi trabalhar com os doentes da Santa Casa e os idosos do Asilo São Vicente de Paulo. A Congregação das Filhas da Imaculada passa então a ser chamada de Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Durante nove anos viveu na casa em que fundou na cidade de Bragança Paulista. Retornando a Casa Geral, no Ipiranga, em 1918, para se dedicar à formação das jovens vocações da Congregação, função que exerceu por mais de vinte anos. Em 1938, devido à diabetes, Madre Paulina sofreu várias amputações e sua vista começou a enfraquecer, ficando quase cega. Após um agravamento em seu estado de saúde, no dia nove de julho de 1942, Madre Paulina já cega e paralisada, veio a falecer.
O exemplo de vida de Madre Paulina, sua fé e dedicação levaram vários fiéis a terem uma verdadeira veneração para com ela. Em 1988, o Papa João Paulo II outorgou a Madre Paulina o título de venerável, abrindo as portas para o futuro processo de beatificação e canonização. O primeiro milagre que lhe foi atribuído aconteceu em 1966, com a cura de uma mulher com hemorragia pós-parto, milagre reconhecido oficialmente apenas em 1989. Assim, em 19 de maio de 2002, em Roma, aconteceu a canonização de madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira. Apesar de ter nascido na Itália, Madre Paulina passou 68 dos 76 anos de sua vida ajudando aos necessitados no Brasil, sendo 30 deles no Ipiranga. A capela de Santa Paulina fica na av. Nazaré, 470.

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo