Matéria de Capa

Prefeitura mantém reabilitação do Giannotti

O Movimento Popular de Saúde Região Sudeste realizou na terça-feira (3) um ato contra o sucateamento do Centro Especializado em Reabilitação Flávio Giannotti (CER IV), no Ipiranga. A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep) e contou com a presença de entidades sociais e funcionários públicos aposentados. “O CER IV vem sendo desmantelado pela Secretaria Municipal de Saúde”, definiu a diretora do Sindsep, Luciana Melo.
Os participantes do ato se reuniram em frente ao portão de acesso ao CER IV, na rua Padre Marchetti, 557, e utilizaram um carro de som para chamar a atenção dos moradores do bairro. “A Coordenadoria de Saúde Sudeste está sucateando o CER IV”, argumentou a terapeuta ocupacional aposentada, Maria Inês Rino. “A coordenadoria foi despejada do prédio que ocupa na Silva Bueno, por causa do valor alto do aluguel, e quer se instalar aqui no Flávio Giannotti”, ela acrescentou.
O órgão mantém no quadro de servidores vários profissionais da saúde, mas segundo o fisioterapeuta aposentado Pedro Arruda,os funcionários não exercem as especialidades para as quais se formaram: foram transformados em burocratas. “A coordenadoria quer amontoar aqui esses burocratas, tirando o espaço das pessoas que precisam do nosso serviço”, ele comentou.
A fisioterapeuta ocupacional Márcia Moretti, também aposentada, observou que a direção do Flávio Giannotti proibiu os funcionários de dar entrevistas ou se pronunciar a respeito do sucateamento do CER IV. “Nós vimos este centro crescer, lutamos muito por ele, e agora o vemos nessa situação”, ela lamentou. Pedro Arruda explicou que o “IV” do CER refere-se aos quatro tipos de deficiência atendidos no centro de reabilitação: visual, auditiva, física e intelectual. Pedro é deficiente visual e, para se locomover, conta com a ajuda do cão labrador Obter. “Os serviços da fisioterapia continuam, mas já eliminaram o atendimento de deficientes visuais e intelectuais”, revelou o fisioterapeuta. Restam na ativa, segundo Pedro, 30 profissionais.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que “o Centro Especializado em Reabilitação IV Flávio Giannotti não será fechado”. A nota acrescenta que “as agendas dos profissionais e os atendimentos não sofreram alteração”. E conclui: “A administração do CER avalia melhorias na utilização do espaço para melhor atender a população”.
As entidades presentes ao ato foram Movimentos de Moradia; UBSs Moinho Velho, Savério, Vila Arapuá, Pastorais sociais do Ipiranga e representantes das fonoaudiólogas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo