Matéria de Capa

Moradores da rua Xavier Curado estão apavorados com a presença de escorpiões

O aparecimento de escorpiões está tirando o sono de moradores da rua Xavier Curado. A cena se repete todos os anos e tranquilamente os escorpiões são vistos durante o dia e a noite andando nas calçadas, ruas e dentro das casas. Os moradores estão desesperados e desanimados com diversas tentativas frustrada em eliminar os aracnídeos. De acordo com os moradores ações preventivas e de eliminação não são realizadas com frequência. A falta de informação de como proceder na presença do animal também é outro problema.
O motorista Paulo Fachinetti diz que já encontrou mais de 10 escorpiões dentro de sua casa. “E em uma das vezes fui picado pelo animal”, conta Fachinetti que comprou até uma lanterna especial para encontrar os escorpiões, no período da noite, quando os animais saem das tocas. “Foi o melhor investimento que fiz, porque agora conseguimos enxergar melhor ao animais”, diz ele.
A esteticista Denise Franca tem três filhos, um de 11 e um casal de gêmeos de 5 anos. Ela conta que há quase um ano convive com escorpiões. “Estou em pânico, não durmo mais. Teve uma vez a noite que acabou a energia elétrica por causa da chuva, fiquei com uma lanterna olhando porque fico com medo de eles subirem nas crianças. Peço ajuda, Vigilância Sanitária, prefeitura, socorram a gente”, questionou a moradora.
A moradora Débora Silva encontrou um escorpião na sala de sua casa. Sem saber o que fazer e desesperada com a falta de solução para o problema, a moradora já perdeu as contas de quantos já foram capturados no quintal de casa. “Fico preocupadíssima. Tenho animais de estimação que circula pela área externa de casa e em novembro terei um recém nascido em casa”, indagou Débora.
O foco dos animais ainda não foi identificado, mas os moradores garantem que eles estão saindo dos bueiros e das tampas das tubulações e se alimentam das bartas que também são vista com frequência na rua.
Muitos moradores da via são idosos e não tem a percepção visual para identificar de imediato um escorpião. Parte das residências tem animais que passam o dia sozinhos que correm o risco de serem picados e não receberem atendimento na hora. A espécie também já foi capturada nas ruas Maurício de Castilho e a Padre Senepa. A espécie que vem sendo encontrada no bairro é a Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Medindo cerca de seis cm de comprimento e com coloração amarelada especialmente nas patas. A espécie é partenogênese, ou seja, tem a capacidade de se reproduzir sozinha.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was
    super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog blogger but I’m still
    new to everything. Do you have any helpful hints for newbie blog writers?
    I’d really appreciate it.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo