Matéria de Capa

331 famílias são removidas de terreno ocupado em Heliópolis

A Prefeitura Regional Ipiranga iniciou, na manhã de segunda-feira (3), a remoção da ocupação irregular L2, no Heliópolis. A área de abrangência da Gleba é composta por 30 blocos que somam 120 apartamentos, que também corriam riscos de acidente.
A desocupação foi pacífica e atendeu a um pedido do Ministério Público. No total serão desalojadas cerca de 587 famílias que receberão o auxílio aluguel e uma Carta de Compromisso de Moradia após um processo de negociação. Nesta primeira fase estão sendo atendidas 331 famílias. “Estão sendo tomadas todas as medidas e esforços para que este processo ocorra de forma tranquila”, afirma o Prefeito Regional Ipiranga, Vitor Almeida Sampaio.
Há mais de uma década as famílias ocupam a área que é considerada de altíssimo risco por estar ao lado das torres de transmissão da Eletropaulo com colunas apoiadas no muro da concessionária de energia, aumentando o risco para os moradores. A situação fica pior porque abaixo do terreno onde foram construídos os barracos tem oleodutos (tubulação fechada que é utilizada para transportar petróleo e seus derivados) da Petrobras e vazamento de gás metano.
No terreno foi constatado risco iminente pela presença de diversos gases em ambientes confinados. As medidas atendem a recomendação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, que durante um estudo realizado em 2013 detectou elevada concentração de metano em diversos pontos do Conjunto Habitacional.
“As famílias moravam ao lado da Linha de transmissão da Eletropaulo. Em baixo tem vários tubos de osório da Petrobras. E ainda por cima temos o vazamento de gás metano. Precisávamos tirar as famílias de lá. Temos mais de 30 prédios no entorno dos barracos que também corriam risco. As condições eram desumanas, os barracos mediam cerca de 2 metros de largura por 2 metros de cumprimento. O cheiro de esgoto é muito forte e a presença de ratos e baratas constantes. Vamos oferecer as famílias uma moradia digna”, completou o Prefeito Regional.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo