Matéria de Capa

Sesc realiza Ocupação no Museu

Entre 22 de setembro e 28 de outubro, aos sábados e domingos, o Sesc Ipiranga realiza o projeto Ocupação Museu do Ipiranga, que leva para o interior do Museu a roda de conversa Serviçal e a ação performática Apagamentos. A primeira tem direção e atuação de Ana Flávia Cavalcanti e discute as diferenças entre ser um trabalhador negro e um trabalhador branco no Brasil. Já Apagamentos tem concepção, dramaturgia e direção geral de José Fernando Peixoto de Azevedo e traz textos de autores e autoras abolicionistas, além de um texto inédito de Lima Barreto, questionando o processo de abolição da escravatura.
Apresentado aos sábados, a ação solo da atriz Ana Flávia Cavalcanti Serviçal se desenvolve a partir da performance A babá quer passear, em que uma babá circula entre os presentes com seu carrinho de bebê, colhendo depoimentos. Na roda, a atriz convida negros e negras presentes a contarem suas histórias de trabalho, mesclando-as com os depoimentos colhidos anteriormente.
Encenado aos domingos, o espetáculo Apagamentos apresenta um diálogo entre um conjunto de autores negros do século XIX sob o olhar de autores negros contemporâneos, partindo do pressuposto de que a nação se constituiu segundo uma prática de apagamento: a independência, ao manter o núcleo da escravidão, supôs a possibilidade de uma formação que se daria na continuidade de um processo de supressão. Em cena, 12 artistas negros (atores, dançarinos e músicos) dão corpo aos textos por meio de programas de ação e produzem novas relações e imagens a partir dessa dupla articulação.
Concebido e dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo, o espetáculo tem no elenco os performers Ailton Barros, Filipe Roseno, Ivy Souza, Jéssica Nascimento, Juliana Gerais, Lucas Wickhaus, Mariana Sena, Nilceia Vicente, Rafael Garcia, Raoni Garcia,Rodrigo dos Santos e Vinicius Bernardo.
Ocupação Museu do Ipiranga: De 22 de setembro a 28 de outubro, sábados e domingos, das 15h às 17h. Gratuito Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do Sesc Ipiranga. Museu do Ipiranga – Parque da Independência (Av. Nazareth, s/n – Ipiranga). Nos dias 13,20, 21, 27 e 28/10 a atividade acontece no saguão do museu, contando com recursos de acessibilidade para cadeirantes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo