AconteceMatéria

Endividados e desempregados lotam igreja de Santa Edwiges

Milhares de fiés participaram neste domingo (16) da 63ª festa de Santa Edwiges, na Paróquia destinada à Santa dos pobres e endividados da Estrada das Lágrimas, 910.
A maioria dos devotos, endividados e desempregados, emocionados por voltarem à frequentar os festejos de forma presencial, após dois anos pandêmicos, pediam a intercessão de Santa Edwiges para resolver problemas financeiros e implorando por oportunidades no mercado de trabalho, que vive momentos turbulentos no país. No primeiro dia de festa a organização estimou que 8 mil fiés passaram pelo local.
Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo da Arquidiocesede São Paulo, acompanhou a última Missa do dia, realizada às 19:30 na Paróquia.
Orestes Monteiro de Melo, Pároco da Igreja de Santa Edwiges, destacou a importância do conhecimento para qualificação, dizendo que os investimentos do Santuário no atendimento, oferecendo novos espaços e uma evangelização qualificada aos paroquianos e devotos tem surtido efeito positivo.
Proporcionalmente, destacou o devocional a partir de Santa Edwiges e sua ação junto aos mais empobrecidos, desvairados. “Assim as pessoas vão percebendo que existe um horizonte muito mais amplo da vida da Santa.. O milagre vem de Deus, a intercessão nós recorremos à Santa Ediges, e o esforço é da própria pessoa”, disse.
Alé m disso, o Padre comemorou a participação dos fiéis e devotos nas festividades. ‘“Tivemos nove dias de novena com uma participação muito satisfatória, além das missas do dia 16, trazendo alegria e vontade de quero mais para os fiéis”, contou, salientando também as quermesses em homenagem à Santa Edwiges. “Também tivemos a quermesse, iniciando no segundo final de semana de outubro, destacando o compromisso com os anfitriões do Santuário. Graças a Deus, de oito a dez mil pessoas estiveram aqui dia 16 e o tempo climático colaborou muito. Fomos bastante surpreendidos”, completou.
Orestes falou, também, sobre a retomada do público depois pandemia. “Creio que essa retomada pós pandemia [apesar de ainda termos alguns casos, mas com a situação já controlada, com a graça de Deus], as pessoas se determinaram a retomar a devoção”, explicou. E deu importância e destaque para os problemas financeiros do Brasil. “Existe uma realidade crítica com relação à situação financeira. Aproximadamente 80% das famílias brasileiras estão em dívidas. Muitas pessoas desempregadas, com fome, dependendo da previdência social. São ações que envolvem o ser humano não apenas por conta da pandemia. Uma feriada aberta de muitos anos. Com a retomada muitos, até, que não estavam vindo à Igreja antes da pandemia, voltaram para alcançar suas graças e bênçãos”.
Por fim, Orestes agradeceu a participação de membros da Igreja Católica, atuação dos vereadores George Hato e Aurélio Nomura, e outras figuras importantes que foram e são parceiras da Igreja, seus funcionários, além dos veículos de comunicação.
As festividades em homenagem à Santa se estenderão até o final do mês, com quermesse à disposição neste período.
A procissão de Santa Edwiges, que contará com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, acontecerá no domingo (23), conforme tradição do Santuário, com início da Missa programado para 15 horas. No mesmo dia, a partir das 18, ocorrerá, na Igreja, o Fest Show Sacomã, com bandas e cantores católicos: Anjos de Resgate; Marília Melo; Juninho Cassimiro; Tony Alysson e Diego Fernandes.

Artigos relacionados

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo