AconteceDestaqueMatéria

Dom Odilo Scherer recebe medalha no TCM

O cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Luiz Mendonça e Priscila Cruz, presidente-executiva da Organização da Sociedade Civil Todos pela Educação, foram homenageados, na segunda-feira (27) em cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Município (TCM), com o Colar de Mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”, a mais importante honraria concedida pela corte a personalidades de destaque na sociedade.

Os homenageados foram indicados pelos conselheiros e coube ao conselheiro Domingos Dissei, indicar o cardeal para ser homenageado. Segundo Domingos Dissei, o cardeal de São Paulo Dom Odilo “é um homem marcado pela fé e pela bondade. A causa dos necessitados é a causa maior de sua vida e sua atitude solidária e amorosa segue o exemplo do apóstolo São Paulo, que diz: anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; é, antes, uma necessidade que se impõe. Ai de mim se não anunciar o Evangelho”, disse. Dissei acrescentou que a homenagem a dom Odilo é um reconhecimento da cidade de São Paulo a sua dedicação às causas sociais e ao povo humilde e necessitado.

Ao receber a homenagem, o cardeal ressaltou sua compreensão de que, mais do que a ele próprio, a homenagem era para o conjunto da Igreja e dos religiosos em geral que prestam, em sua visão, um papel fundamental na sociedade. Dom Odilo também elogiou a função do TCMSP em prol do controle dos recursos públicos. “O papel que os senhores desempenham é de altíssima importância para a sociedade e para o bem público. Isso é muito importante e esperado por todos”, comentou.

O conselheiro Maurício Faria, que entregou a comenda a Priscila Cruz, preferiu dedicar seu discurso ao papel desempenhado pelas ONGs – em especial a Todos pela Educação -, no apoio aos alunos das escolas públicas durante a pandemia de Covid. Faria destacou os extraordinários méritos pessoais da homenageada e, ao fazê-lo, sublinhou o valor da “Todos pela Educação”, afirmou.

Em sua saudação aos homenageados, o presidente do TCMSP, Eduardo Tuma, destacou as qualidades intelectuais e morais das personalidades escolhidas para receber a honraria. Em referência específica ao ministro do STF André Mendonça, que chamou de “baluarte da Constituição Brasileira”, comentou sobre sua luta em prol dos direitos humanos. “O ministro, um exemplo de integridade, sempre demonstrou um firme compromisso com a justiça e a defesa dos direitos humanos. Mendonça, ao longo de sua vida, sempre defendeu os valores fundamentais da nossa sociedade na concretização da equidade e imparcialidade na aplicação do Direito”, elogiou.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo