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Viaduto Gazeta do Ipiranga tem vão de 18 centímetros

A situação alarmante do Viaduto Gazeta do Ipiranga está sendo chamada de ‘tragédia anunciada’. No relatório feito por engenheiros da Prefeitura de São Paulo a ponte que liga a rua das Juntas Provisórias e a avenida do Estado é apontada como mais grave.
O vão que se formou e continua cedendo entre os afastamento dos pilares que sustentam o viaduto já está em 18 centímetros. Isso demonstra o perigo que os motoristas correm ao trafegar pelo local e a maneira precária da qual as pistas vem sendo sustentadas. É possível enfiar uma perna de um adulto no buraco de um dos vãos.
Entre dezembro de 2018 e janeiro, a Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB), realizou uma série de vistorias em obras públicas, incluindo no Viaduto Gazeta do Ipiranga, depois que um viaduto cedeu na Marginal Pinheiros. Em 1º de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da Cidade a abertura de um contrato emergencial de prestação de serviços para o viaduto, considerando a ‘extrema gravidade da situação apontada na vistoria’.
Os serviços incluíam inspeção especiais e a necessidade de uma intervenção imediata de caráter emergencial. O que assusta os moradores é que nada vem sendo feito e o viaduto continua livre.
Os moradores afirmaram que a abertura existe há mais de 2 anos e está cada vez maior. “Não tem como passar por aqui e não sentir um friozinho na barriga. Em horário de pico a situação fica mais tensa, afinal o trânsito fica carregado e o viaduto balança. Sinceramente, as providências só serão tomadas depois que a tragédia acontecer”, definiu o motorista Eduardo Pavão, que diariamente passa pelo local.
Outra situação que preocupa são as margens do Rio Tamanduateí que estão desmoronando e essa erosão avança em direção ao viaduto. Na época, o relatório indicava ainda que a parte de cima da estrutura está escorregando para o lado e para fora dos pilares de sustentação. Além de uma série de infiltrações e trincas. O aviso no relatório é claro: “A situação apresentada pela estrutura é grave principalmente devido aos aparelhos de apoios, que estão comprometidos por infiltração e deslocamentos afetando a integridade da estrutura”.
Outro trecho diz: “O eventual sinistro pode ocasionar danos de grandes proporções incluindo riscos à vida, sem contar com o severo prejuízo econômico e impacto social para o município de São Paulo e com repercussão nos municípios da Região Metropolitana”.
Em resposta ao jornal Ipiranga News, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras informou que “o Viaduto Gazeta do Ipiranga já foi vistoriado e trata-se de uma junta de dilatação que precisa ser substituída, mas não representa risco aos motoristas. O laudo estrutural do viaduto foi entregue no dia 29 de maio e está em análise, para que sejam verificadas quais as intervenções necessárias, além da junta de dilatação. A atual gestão está pagando o preço da ausência de uma cultura de manutenção nas pontes e viadutos do Município, mas está enfrentando o problema com responsabilidade e transparência”, finaliza a nota.

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