Matéria

Projeto doa óculos para quem não tem condições de pagar

No sábado (24) os moradores do Heliópolis receberam mais uma edição do mutirão de doação de óculos da Renovatio/L’occitane. O encontro aconteceu na sede do Movimento dos Sem Teto do IWpiranga (MSTI). O mutirão foi especifico para pessoas acima de 30 anos, em situação de vulnerabilidade social.
A primeira fase do mutirão já ocorreu, onde foi feito mais de 500 triagens. Esta foi a segunda etapa do evento que contou com atendimento oftalmológico para aqueles que apresentaram dificuldade visual, seguida da doação de óculos de grau para todos. Forma cerca de 250 consultas e em torno de 150 óculos.
“Quando fui ao aftamologista foi constatada uma deficiência visual. Sem emprego não puder fazer os óculos, mas agora tenho a oportunidade de enxergar melhor. O beneficio está relacionado a qualidade de vida. Não conseguia ler, trabalhar com computador, dirigir. Além dos óculos ganhei minha rotina normal e sem dor de cabeça”, afirmou Ronaldo Arruda.
A ONG Renovatio, fundada em 2014 por três estudantes do Insper, de São Paulo, atua na distribuição de óculos e atendimento oftalmológico para pessoas em comunidades carentes. Com mutirões e consultórios móveis, a ONG, que já atuou em 17 estados brasileiros, e doou mais de 17 mil óculos visa entregar 1 milhão de peças até 2021.
Com tecnologia alemã, a ONG, que vive de doações de diversas empresas, consegue produzir um óculos em menos de 20 minutos, usando apenas 3 materiais: Lentes de Policarbonato, arame de Spring Steel Wire e borracha Shrinkable Tubes, fornecendo assim uma peça resistente, barata e de manutenção simples para aqueles que precisam. Os consultórios, construídos em ônibus e que levam médicos voluntários, atendem ainda um outro grande problema, a falta de oftalmologistas em diversas regiões. Além de distribuir óculos, realizar mutirões e a consulta médica, a ONG trabalha na reinserção social de moradores de rua, ex detentos e refugiados. Os assistidos pelo programa, além de empregados pela ONG, onde chegam a ganhar até 3 salários mínimos, realizando a montagem e manutenção dos óculos, também participam de cursos profissionalizantes e programas culturais durante 3 anos, quando são devolvidos para a sociedade mais preparados para enfrentar os desafios que a vida oferece.
“Não queremos que estas pessoas montem óculos para o resto da vida. A Renovatio quer transformar o individuo e devolvê-lo para a sociedade melhor do que estava, com chances no mercado de trabalho, formação escolar e bagagem cultural” afirma Ralf Toenjes, diretor da ONG.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo