AconteceDestaqueMatéria

Parque da Independência deve ganhar estacionamento subterrâneo

Uma das principais reclamações dos visitantes e frequentadores do Parque da Independência e do Museu do Ipiranga é a falta de vagas para estacionar. Isso, no entanto, poderá mudar graças a emenda que o vereador Aurélio Nomura, do PSDB, inseriu no projeto sobre o Arco do Tamanduateí, sugerindo a construção de garagens subterrâneas no local.

A emenda que prevê a criação de um estacionamento subterrâneo para o Parque da Independência foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo na quinta-feira (14). Hoje, os frequentadores e visitantes que se deslocam ao local de carro, enfrentam dificuldades com a “Zona Azul” e para encontrar vagas no entorno, precisando, muitas vezes, deixar o veículo distante do Parque.

A emenda, na verdade, é o primeiro passo para que isso possa se tornar realidade. Levando em consideração que a Câmara Municipal não pode aprovar projetos ou emendas que criem despesas para o Legislativo, não haverá recursos para o projeto. Por essa razão, a emenda do vereador Aurélio Número indica que os recursos para a obra deverão vir da operação urbana ou oriundos de uma Parceria Público Privada, o que pode demorar muito tempo para que isso aconteça.

Sabe-se que a elaboração de estudos, obtenção de recursos, planejamento e execução de uma obra dessa natureza demanda tempo e dinheiro. Cidades da Europa, como Paris e Lisboa e até mesmo Buenos Aires, na América do Sul, têm garagens subterrâneas junto a estações do metrô ou de grandes pontos turísticos. Esse planejamento nunca foi feito no Brasil e, principalmente em São Paulo, maior cidade da América do Sul, mas cujas linhas de metrô ainda estão engatinhando, chegando mesmo a ser menor do que Santiago, no Chile, cidade com 1/3 da população de São Paulo, mas cujas linha do metrô é maior que a da capital paulista.

Em São Paulo, apesar do governo Estadual anunciar a construção de novos ramais do metrô, até agora não se pensou na construção de estacionamento subterrâneas nessas estações e que facilitaria o acesso de milhares de passageiros, retirando os carros das ruas e melhorando, com isso a qualidade do ar e o trânsito.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo