Acontece

TJ começa a transferir arquivo do Ipiranga

Começou na terça-feira (14), a transferência dos processos do Arquivo do Ipiranga do Tribunal de Justiça de São Paulo para a cidade de Jundiaí. Todo o acervo é composto por 9,5 milhões de volumes. Já foram realizadas as quatro primeiras viagens. O trabalho será concluído em seis meses, com o transporte de 8 mil caixas/dia.
O Tribunal fez a unificação dos arquivos (do Ipiranga e de Jundiaí) para redução de custos e para evitar a duplicação de gerenciamento. O Tribunal gasta R$ 16 milhões por ano com o Arquivo do Ipiranga. A transferência para Jundiaí tem o objetivo de economizar R$ 7,6 milhões.
O TJSP chama de “Operação Jundiaí”, já que foram necessários vários estudos antes da concretização da mudança, o número de processos catalogados passará de 20 mil processos catalogados anualmente, para 210 mil/mês, totalizando 2.520.000/ano. Esse salto de produção será bem mais impactante para o cumprimento da Resolução 637/13 (Tribunal de Justiça de São Paulo) e da Recomendação 37/11 (Conselho Nacional de Justiça), que preveem a identificação dos processos, respeitando-se diretrizes e tabela de temporalidade. Para o Judiciário de São Paulo, o resultado dessa catalogação maciça, além da redução de custos, traz a guarda seletiva, pois os que não têm valor histórico serão descartados.
Em Jundiaí, os processos ficarão sob a responsabilidade de empresa especializada na prestação de serviços de armazenamento, guarda e gerenciamento informatizado (Iron Mountain). .

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did
    you hire someone to do it for you? Plz answer back
    as I’m looking to design my own blog and would like to know where u got this from.
    many thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo