AconteceMatéria

Parque da Cidadania Heliópolis leva lazer à maior favela de São Paulo

Um sonho de muitos anos está próximo de se tornar realidade. Heliópolis finalmente terá um parque para atender toda a sua comunidade. A maior favela de São Paulo, que recentemente completou 50 anos, ganhará uma área de 78 mil m² na qual terão diversas atividades, como Parque Urbano, Fazendinha, teatro, área de esportes, pista de skate, entre outras. O local se chamará Parque da Cidadania Heliópolis.
As obras no local, que fica próximo a Ame Barradas, na Av. Almirante Delamare, estão a todo vapor e a expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2022, estejam concluídas. O Parque da Cidadania deixou toda a região ao seu entorno com uma cara nova. E um astral renovado. As casas que ficam atrás do terreno onde o parque está sendo construído ganharam nova pintura. Tanto na frente onde ficam os principais corredores da favela, como ao fundo, onde refletem na parte de trás do parque. Em cores marcantes (azul, vermelho, verde, amarelo), as moradias vêm recebendo esse tratamento diariamente. Além de uma reforma interna.
A mudança agradou em cheio aos moradores de Heliópolis. Revitalização, novo visual, uma enorme possibilidade de lazer bem ao lado. Do dia para a noite, o sorriso e a esperança em uma qualidade de vida melhor passaram a ser presentes entre os moradores de uma das regiões mais carentes de São Paulo. Algo bem fácil de ser percebido quando se caminha pelo local.
Morador de Heliópolis há mais de 37 anos, Reginaldo de Túlio é um dos moradores mais satisfeitos com a obra. Ele já havia tentado anteriormente, com outras lideranças da favela, a criação do parque. Sem sucesso. Porém, com a concretização da obra em alguns meses, ele que também é criador do Cine Favela Heliópolis (local com diversas atividades para o público da região), demonstra um ar de satisfação plena em ver o projeto saindo do papel.
“Conheci esse lugar (Heliópolis) quando ainda estavam começando a asfaltar, criar calçadas, se trocava uma casa por uma televisão. Hoje, somos privilegiados em ter um Parque bem ao lado de nossas casas. Isso (Parque) é um sonho antigo. A Sabesp já havia nos concedido uma carta autorizando o uso do terreno, mas não conseguimos assumir a área e criar o Parque. Agora, viram qual foi a nossa luta lá atrás. O sonho foi realizado. E essa comunidade merece muito, lutamos por isso”, enfatizou.
O investimento do Governo do Estado em torno da construção do Parque está em R$ 40 milhões. As reformas nas casas de Heliópolis são realizadas pela Secretaria de Habitação. O Governador de São Paulo, João Doria, se reuniu recentemente no Palácio do Governo com lideranças da CUFA (Central Única das Favelas), responsável pela interlocução entre o Governo e as favelas do Estado, para dar andamento ao projeto. Atualmente, São Paulo tem aproximadamente 250 comunidades.
A segurança e o bem estar dos moradores tem sido alguns dos fatores que motivam a comunidade de Heliópolis sobre a criação do Parque. Moradora da comunidade há 20 anos, Luiza Aparecida de Oliveira foi uma das moradoras contempladas com a reforma. Sua casa, na Rua do Pacificador (antiga Rua da Alegria), recebeu nova pintura, na cor amarela, e também uma reforma na estrutura do andar superior, que estava comprometida. Da sua janela, é possível ter uma visão praticamente total do Parque.
“Foi ótima essa reforma, porque antes estava muito feio aqui. Era vaca, cavalo, porco, tinha todo tipo de animal, mas agora não tem mais. Fico feliz com a criação desse parque porque agora posso fazer tranquilamente minhas caminhadas a noite. Existem algumas praças por aqui, mas não dá pra ir, ainda mais com crianças. Isso agora vai mudar”, ressalta.
O Parque da Cidadania Heliópolis terá também uma Fábrica de Cultura, além de um espaço totalmente adequado para a prática de cursos profissionalizantes, que vai atender o interesse da população em diversas áreas de trabalho. “Pela parceria com a Cufa e o Fundo Social, tivemos esse diálogo com o Governo, que imediatamente atendeu ao nosso interesse e a importância de um Parque para a comunidade de Heliópolis. É um sonho realizado, estamos muito satisfeitos com isso”, disse Marcivan Barreto, presidente da Cufa.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your
    content seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the issue fixed soon. Thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo