Matéria

Mato seco e lixo tomam conta da rua Farid Miguel Haddad

A rua Farid Miguel Haddad virou um lixão a céu aberto. Caminhar na calçada da via ficou impossível. De um lado material de construção, motos na calçada e madeiras de moradores de uma ocupação disputam lugar com os pedestres. Do outro lado, mato seco, entulhos e sacos de lixo estão jogados no meio fio há mais de uma semana.
De acordo com os moradores do entorno, a situação começou quando cerca de 400 famílias ocuparam um terreno da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) na via. Na terça-feira, dia 19, estava agendado uma reintegração de posse que foi cancelada. Após a saída dos policias do local, os moradores da região relatam que os ocupantes começaram a retirar os entulhos e jogar na via. Desde então ninguém apareceu para retirar o lixo. “Entramos em contato com a Regional e fomos orientados a procurar um Ecoponto. Não é certo”, lamenta uma moradora.
A área, de 21,6 mil metros quadrados, foi ocupada irregularmente no dia 22 de julho. A reintegração de posse foi determinada no dia 27 de julho pelo juiz Rogério Aguiar Munhoz Soares, da 3ª Vara Cível do Foro Regional III do Jabaquara, que considerou que a demora da Justiça em analisar o caso poderia incentivar novas invasões no terreno. Já a suspensão da liminar foi confirmada pela juíza Carolina Bertholazzi no dia 18. Com o resultado, os ocupantes estão mais confiantes e levantando casas de tijolos no local.
“Após a saída da polícia no dia 19, um grupo espalhou lixo pela via e ali ficou. Cada dia eles jogam mais”, informou uma moradora.
Em resposta a Prefeitura Regional informou que “este terreno é da CDHU, portanto, a empresa é responsável pela limpeza, manutenção e conservação do terreno e calçadas. A CDHU foi oficiada pela Regional a fazer a limpeza da calçada e remoção do material descartado. A SOMA não pode recolher o entulho quando sua origem (particular) é conhecida. Para fazer esta limpeza é necessária autorização da AMLURB – Autoridade Minicipal de Limpeza Urbana por tratar-se de serviços não regulares”, finaliza a nota.

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. You could certainly see your expertise in the work you write.
    The sector hopes for even more passionate writers like you who are not afraid
    to say how they believe. At all times follow your heart.

  2. Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and all. But just imagine if you added some great pictures or
    videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics
    and video clips, this site could undeniably be one of
    the very best in its niche. Great blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo