AconteceDestaqueMatéria

Caminhada pela Paz em Heliópolis reúne grande público

A Caminhada pela Paz tomou conta das ruas de Heliópolis, na sexta-feira (25), pelo 25º ano consecutivo. O objetivo do evento, que contou com grande público, é promover a cultura de paz e luta pela efetivação de direitos, além de fazer memória da jovem Leonarda, assassinada em 1999 no caminho da escola para casa.

O acontecimento é organizado pela UNAS e pelo Movimento Sol da Paz, tratando-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas e projetos sociais do território de Heliópolis e região. Crianças, adolescentes e jovens refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade e com base nessa reflexão, criam alegorias, cartazes e adereços que são levadas às ruas no dia da caminhada.

“Enquanto existir desigualdade social, tem que ter a Caminhada da Paz, pois estão praticando violência. Esta é a 25ª. Eu participo desde a primeira e estou muito feliz de ver uma força dos jovens, das crianças que ficam procurando e apoiando e querendo participar da caminhada. Lutamos por direito, respeito com a periferia. A gente não quer ser mais do que ninguém, mas igual a todo mundo, fazendo parte da cidade de São Paulo, contou animado e emocionado, João Miranda Neto, presidente da UNAS.

Neste ano, a tradicional apresentação que sempre acontece durante a caminhada, abordou o feminicídio, “É muita emoção estar trabalhando na

Caminhada da Paz junto com as nossas crianças e adolescentes. Eles vêm se empenhando muito, a gente vem trazendo esses temas bem fortes. Neste ano é relacionado ao feminicídio, que atinge muito a eles, pois querendo ou não, com quem ficam depois? Para onde vão essas crianças? E depois o que ela deve fazer? Então é um tema muito forte para essas crianças, para gente”, disse Naldete Rosa, coordenadora pedagógica do CCA 120 UNAS.

Rosa apontou ainda que o tema é de extrema importância, também, para a comunidade “onde o machismo é muito forte ainda e muitas mulheres não podem sair de casa, são obrigadas a cuidar dos filhos e tomam a frente, correndo atrás, e mesmo assim, são assassinadas”.

Autoridades estiveram presentes no evento, como o Senador Eduardo Suplicy.

Em entrevista à reportagem do Jornal Ipiranga News, ele destacou a importância e grandeza do evento, destacando a força da união entre as associações dos moradores de Heliópolis.

“A união das associações de moradores de Heliópolis, ao promover essa

Caminhada pela Paz, está agindo de maneira muito consistente com as recomendações do nosso querido Papa Francisco, quando ele diz que procurem construir as instituições e políticas econômicas que possam elevar o grau de justiça na sociedade, para que então possa haver a paz, dentro de cada país e dentre os países. Então, esse encontro aqui, entre estudantes, professores e amigos/moradores de Heliópolis, tem um significado muito especial, então por isso que eu tenho feito questão de estar aqui”, afirmou

Suplicy.

O senador apontou ainda, os moradores da região sempre pedem para que ele realize palestras na comunidade. “Os moradores têm me pedido para fazer palestras para eles”.

Acreditamos que a paz se efetiva através da garantia de direitos. Por isso, lutamos por uma educação que promova a consciência comunitária, a luta e a fiscalização das Políticas Públicas e, finalmente, a construção conjunta de um *Bairro Educador*.

Além da UNAS, outros movimentos organizados, escolas, parceiros e moradores se mobilizam pela causa, seja caminhando com o grupo, cantando ou exibindo panos brancos em suas portas e janelas durante o ato, disseram ainda os organizadores do evento.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Hello there, I found your web site via Google while looking for a
    similar topic, your web site got here up,
    it appears to be like good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, simply become alert to your weblog via
    Google, and found that it is truly informative. I’m going to be careful for brussels.
    I will be grateful in case you continue this in future.
    A lot of people can be benefited out of your writing.
    Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo