Matéria de Capa

Ipiranga começa a vacinar idosos acima de 90 anos contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (8) a vacinação no sistema drive-thru para reforçar o atendimento aos maiores de 90 anos, que começaram a ser vacinados na última sexta-feira (5). A expectativa é imunizar cerca de 33 mil pessoas com mais de 90 anos na cidade de São Paulo.
Levado pela filha à Unidade Básica de Saúde São Vicente de Paula, na rua Vicente da Costa, 289, o aposentado Francisco Gomes Barretos, de 90 anos, foi vacinado com a primeira dose na manhã de terça-feira (9). O misto de sentimento era evidente nas expressões de Francisco, mas a esperança de ver a Covid-19 erradicada falou mais alto. “Papai estava com receio, mas conversamos e ele mesmo optou pela vacina”, afirmou a filha.
Ao final da imunização da primeira dose, a filha respirou aliviada, e Francisco rapidamente questionou o cachê da foto. “Vou cobrar meus direitos autorais”, brincou o idoso c om a redação.
O movimento durante todo o dia foi intenso. As enfermeiras estavam prontas para vacinar e tirar as dúvidas de quem estava indo para o momento tão aguardado, ou apenas estava na UBS para coletar informações. “Estamos esperançosos e gratos pela vacina”, afirmava o idoso João Eduardo, que completará 90 anos no dia 27 de fevereiro e aguarda ansioso a data para receber o melhor presente de 2021. “No dia 27 serei o primeiro da fila. Não poderia comemorar meus 90 anos de forma melhor”, brinca ele.
Outros pontos do bairro também estão servindo de apoio para a campanha de vacinação. Entre eles a Escola Estadual Seminário Nossa Senhora da Glória.
Segundo o prefeito Bruno Covas, essa iniciativa conta com um investimento de R$ 350 mil. “Esse valor está dentro dos R$ 24,5 milhões que é a expectativa de gasto da Prefeitura para poder vacinar a população da cidade de São Paulo”, explicou.
Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção, atendidos pelo PSF (Programa De Saúde da Família), serão vacinados em suas casas. Quem não for inscrito e precisar de vacinação por dificuldades de locomoção deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A remessa de vacinas recebida do Programa Nacional de Imunização permitirá imunizar todo o público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da linha de
frente da Saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência da rede pública e privada, pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam institucionalizados.
Para saber qual é a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o site: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo