Matéria de Capa

Pais brigam para manter creche aberta

Sem diálogo com a comunidade, a CEI Luz do Amanhã anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 de abril. Localizada na rua Tamuata, 163, em São João Clímaco, a unidade atende mais de 100 crianças de 1 à 4 anos, em período integral. Para resistir à ordem de fechamento do estabelecimento, pais e mães de alunos colaram cartazes no portão e prometem uma manifestação na segunda-feira (22), em frente a creche.
Os pais falam que a escola estava passando por reforma e que jamais esperavam uma notícia de encerramento das atividades. A creche atualmente é mantida através de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Ong Apoio. As mães afirmam que só foram informadas do encerramento das aulas no dia 9 de abril, através da diretora do espaço. “Não está certo. Adoramos o atendimento da escola, os professores, a direção. Essa mudança mexe com toda a rotina da família”, afirma a mãe Paloma Martins da Silva, mãe de Enzo Gabriel de 3 anos.
Desesperadas com o fim das atividades da creche que funciona na região há mais de uma década, as mães tentam de todas as formas fazer com que a CEI permanece atendendo as crianças da região. Em poucos dias os pais criaram um grupo no WhatshApp, recolheram mais de 500 assinaturas através de um abaixo assinado que pede a permanência da CEI e encaminharam uma carta ao Ministério Público detalhando o acontecimento. “O mínimo que a gente espera quando vai fechar uma escola é que os pais sejam consultados. Mas, não participamos de nada. Ainda tivemos a surpresa de saber que nossos filhos já estão matriculados em outras escolas”, definiu Pâmela Viana, mãe do Miguel de 2 anos.
O que está intrigando os pais é a falta de informação. Camila Santos, mãe de um casal de gêmeos, está desesperada. “Demorei tanto para consegui uma vaga para os dois na Luz do Amanhã, e agora vai fechar. Provavelmente cada um vai para uma escola. Afeta eles também”, afirma a mãe.
O fechamento afeta também os 17 funcionários que estão cumprindo aviso prévio e em breve contribuirão para a estatística de desempregados do País.
Em nota a Diretoria Regional de Educação do Ipiranga “esclarece que o convênio com o CEI Luz do Amanhã será encerrado a pedido da entidade mantenedora”. A DRE garantiu a vaga de todas as 126 crianças, que foram matriculadas em outras unidades próximas e nenhuma ficará sem vaga. A nota continua informando que “os responsáveis pelos alunos já foram avisados e uma reunião entre a DRE, as unidades que receberão as crianças e os responsáveis está marcada para dia 22 de abril. A Pasta acompanha a transição e está à disposição das famílias para tirar dúvidas e dar informações. Além da reunião, já marcada com todos os envolvidos, as famílias podem entrar em contato com a DRE via telefone ou e-mail.”
Já a Ong Apoio informou que “no dia 20 de março, a DRE Ipiranga informou a APOIO da impossibilidade de continuidade do Convênio. Apresentou relatório de vistoria técnica que apontava inadequações na estrutura física onde se localiza a CEI Luz do Amanhã, estando o imóvel em não conformidade com a legislação da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo, mesmo tendo a APOIO realizado sucessivas reformas no imóvel”. A instituição informou que 17 funcionários serão demitidos.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. hello there and thank you for your information – I have definitely picked
    up anything new from right here. I did however expertise several technical issues using this web site, since I experienced to reload the website a lot
    of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will sometimes
    affect your placement in google and could damage your high quality score
    if ads and marketing with Adwords. Well I’m adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective exciting content.
    Make sure you update this again soon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo