Casa & Cia

Cozinhas pequenas, mas organizadas

Atualmente, época em que o m² é luxo, a cozinha-corredor é o tipo mais corriqueiro nos imóveis de pouca metragem. As cozinhas-corredor são aquelas estreitas e compridas, abertas ou não para a área social. Na maioria dos casos, elas só permitem a utilização de móveis e equipamentos em uma das paredes. Por isso, devemos planejá-las adequadamente, levando algumas questões em consideração:
Ordem dos equipamentos: geladeira, pia e fogão. A disposição desses equipamentos lado a lado e nessa ordem permite um fluxo de trabalho racional e funcional. A pia entre a geladeira e o fogão separa os eletrodomésticos e ajuda a controlar a diferença térmica entre o frio da geladeira e o calor do fogão
Luz à disposição: Como as cozinhas-corredor são estreitas e compridas, geralmente a luz natural virá de uma das paredes menores do ambiente. Ou seja, pouca luz natural para a cozinha. Portanto, planeje ter luz embutida nos armários da bancada de trabalho, além da luz geral artificial do cômodo. Para a luz do teto, sugerimos o uso de luminárias de trilho com spots reguláveis, que permitem o ajuste e a posição das luzes, além de dispensar a necessidade de forro – que reduziria o pé direito (altura) do ambiente.
Aproveite ao máximo a altura das paredes: Como, provavelmente, você terá que eleger uma das paredes para dispor os móveis, busque aproveitar ao máximo a altura dessa parede para colocar, além da bancada de trabalho, armários sob e sobre ela.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo