Matéria

Biblioteca pública Amadeu Amaral completa 52 anos de muita história

A Biblioteca Amadeu Amaral completa neste mês 52 anos de existência. O livro de ponto do primeiro funcionário registra o dia 7 de outubro de 1966, na administração do então Prefeito José Vicente de Faria Lima. De principio o espaço contava com um pequeno acervo somente para consulta local.
A biblioteca está localizada em área tombada pelo CONPRESP através da Resolução nº 16/02 de 27 de agosto de 2002. Foi construída segundo o pensamento da Arquitetura Moderna do período entre 1920 e 1970, com projeto de autoria dos arquitetos Aluísio da Rocha Leão e José Augusto Barros Arruda. A área da biblioteca é de 870m2 onde 731m2 correspondem ao prédio de três pavimentos – subsolo, térreo e andar superior – com amplas janelas de vidros.
Em 14 de julho de 1968 o Departamento Patrimonial da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos realizou o Termo de Transferência de Administração da biblioteca para a Secretaria Municipal de Cultural.
Janayna Bussine é frequentadora assídua da biblioteca. Pelo menos duas vezes por semana a auxiliar administrativa dá uma passada no local e renova suas energias. “Sempre fui fã de biblioteca, e com o passar do tempo essa paixão cresceu. A Biblioteca Amadeu Amaral é um presente ao nosso bairro”, disse.
Em 21 de maio de 1976 a Biblioteca Ramal Jardim da Saúde, como era conhecida, teve seu nome alterado para Biblioteca Amadeu Amaral em dezembro de 2016, em homenagem ao poeta, jornalista, folclorista e filólogo paulista Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado. Amadeu Amaral ocupou a Cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras e Presidente da Academia Paulista de Letras.
Com o passar do tempo a biblioteca ampliou os serviços de empréstimo das obras, promovendo eventos culturais como encontros com escritores, exposições, cursos, oficinas, palestras, dentre outros. O número de visita que a biblioteca recebe mensalmente é de 1800 usuários. O acervo é composto de 28.900 exemplares.
A Biblioteca Amadeu Amaral fica na Rua José Clovis de Castro, s/n esquina com Av. do Cursino, altura do número 1100. Jardim da Saúde. Informações: 5061-3320. A entrada é gratuita. Quem quiser fazer empréstimo d elivros basta fazer a carteirinha no local.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Excellent items from you, man. I’ve bear in mind your stuff previous to and you’re simply extremely magnificent.
    I actually like what you’ve received right here, really like what you are saying and the way through which you say it.
    You are making it entertaining and you still care for to stay it sensible.
    I cant wait to learn much more from you. That is actually a tremendous website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo