Matéria

Zoo comemora o nascimento de mais uma arara azul, espécie em extinção

O Zoológico de São Paulo tem morador novo. A Fundação registrou o nascimento em 7 de junho, de mais uma arara-azul-de-lear, espécie considerada em extinção, que nasceu com 19,3 gramas. A nova integrante do Zoo, é resultado dos esforços do corpo técnico capacitado, de um manejo adequado, além de muita dedicação e pesquisas científicas. Ainda não é possível saber se a espécie é macho ou fêmea. É necessário aguardar o crescimento das penas para os técnicos fazerem o teste genético. Por isso, a arara segue ainda sem nome. Já são 15 araras reproduzidas em cativeiro.
A arara está na maternidade de aves do Zoo e recebe cuidados 24 horas. Os trabalhos para a conservação da espécie estão em andamento e muito ainda será feito. A expectativa agora é que mais casais tenham sucesso na reprodução para que novos filhotes de arara-azul-de-lear sejam integrados à população cativa para atender os objetivos do programa de cativeiro e as demais ações de conservação da espécie.
A Fundação Parque Zoológico de São Paulo é único do Brasil a fazer o trabalho de preservação da espécie, e também o pioneiro em receber o primeiro exemplar da espécie em 1986, que permaneceu na instituição por dez anos. A partir de 1996, novos exemplares foram, em sua grande maioria, oriundos do tráfico ilegal de animais e passaram a ser alojados em recintos fora da exposição ao público, sem registros de nascimentos.
Desde 2013, alguns casais passaram a apresentar comportamento reprodutivo e foram observadas diversas cópulas e algumas posturas de ovos. Finalmente, em 13 de abril de 2015 foi registrado primeiro nascimento de arara-azul-de-lear em cativeiro no Hemisfério Sul. Entre 2016 e 2018 nasceram outros nove filhotes (seis machos e três fêmeas).

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who has been doing
    a little research on this. And he in fact ordered me dinner due to the fact that I
    stumbled upon it for him… lol. So let me reword this….

    Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time
    to discuss this issue here on your blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo