Matéria de Capa

Através de um clique, faça uma visita virtual ao Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da USP está fechado desde 2013, aguardando obras de restauro, que ainda não começaram. A expectativa é que o projeto seja finalizado e as obras comecem ainda este ano, com previsão de serem concluídas a tempo do bicentenário da Independência, em 2022. Com o fim da exposição no Palácio dos Bandeirantes no dia 20 de janeiro e com o museu fechado, o acesso ao acervo do museu ficará mais restrito. Mas há, no entanto, uma maneira mais fácil de ver o acervo do Museu Paulista, e sem sair de casa.
Por meio de um projeto da Universidade de São Paulo, todo o acervo do Museu Paulista foi disponibilizado no WikiGLAM, plataforma da Wikipédia que abriga conteúdos de galerias, bibliotecas, arquivos e museus, de onde vem a sigla em inglês. Na seção do museu na plataforma, podem ser vistas pinturas, esculturas, fotografias, mapas e objetos que pertencem à coleção da instituição. Todas as obras vêm acompanhadas com informações sobre seus autores e ano de produção. Há ainda uma série de listas de todas as peças e das coleções que integram o acervo do museu.
“Firmamos um convênio do Museu Paulista com o Google Art Institute em 2017. Desde aquela época, estamos transferindo por lotes os nossos acervos”, conta a diretora da instituição, a historiadora Solange Ferraz de Lima. “Priorizamos o acervo de pinturas. Já estarão disponíveis mais de mil delas, incluindo uma exposição virtual sobre a mais emblemática pintura existente no local: Independência ou Morte.”
Para fazer as imagens do gigante quadro Independência ou Morte, que mede 4,60 metros de altura por 7,60 metros de largura, o Google precisou adaptar seu processo. O acervo está sendo captado por meio da tecnologia Art Camera, já utilizada em instituições como o MoMA, de Nova York, e o Louvre, de Paris. “Isto permitirá zooms incríveis dos conteúdos”, diz Solange. “Nossa intenção é de colocar os acervos na medida em que estiverem revisados. E sempre associados a exposições virtuais.”
“A Art Camera fotografa pedacinhos da obra em altíssima resolução para depois juntá-los, por meio de aprendizado de máquina e, assim, permitir que as pessoas vejam os mínimos detalhes – às vezes, até imperceptíveis a olho nu. Para o famoso quadro de Pedro Américo, foi necessário utilizar um andaime para concluir a captura do quadro, que hoje é a maior obra em Art Camera da plataforma no Brasil”, esclareceu a empresa.
A página do projeto é https://artsandculture.google.com/partner/museu-paulista. Acesse e boa viagem!

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Hey, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some
    overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, superb blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo