Cultura & Lazer

Uma casa. Três corpos em jogo

Uma multidão de mulheres, em estado de amor e de guerra, cumprindo e descumprindo com “a cartilha da boa mãe”, dando de comer, mas também devorando seus filhos. Uma multidão de mulheres em estado de luto e em estado de luta, mulheres que são ou querem ser maiores que suas casas, que a polícia e o Estado. É sobre essas mulheres que o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam quer falar no espetáculo performático “Território Mãe”, que está em cartaz até 30 de maio no espaço Mora Mundo Casa de Tudo.
As integrantes do coletivo Beatriz Marsiglia, Camila Andrade e Letícia Leonardi dividem os cômodos da Mora Mundo Casa de Tudo com a musicista Eva Figueiredo, que também assina a direção musical junto com o músico e compositor Jonathan Silva. O espetáculo, com músicas originais, transita pela casa buscando fomentar a reflexão sobre os ideais de maternidade impostos pela sociedade e suas consequências.
O espetáculo é uma trama poética que tem sua ficha técnica composta prioritariamente por mulheres e foi criado de maneira colaborativa tendo como material para criação: encontros entre mulheres, estudos das figuras da mãe, da madrasta e da madrinha em contos de fadas tradicionais, relatos do Movimento Mães de Maio e das experiências das atrizes como mães e filhas.
Durante o processo de criação foram realizadas diversas aberturas da pesquisa seguidas de roda de conversa sobre o assunto que colocou a obra em constante contato com o público de mulheres que colaboraram assim com a criação. As aberturas aconteceram em saraus feministas e no IV Festival Internacional de Teatro Knods Nudos, que aconteceu em Mogi das Cruzes em janeiro.
O grupo formado em 2009 no Ipiranga pretende realizar uma temporada do espetáculo no bairro este ano.
Quartas-feiras (23 e 30) às 20h30 e domingo (27) às 16h. Rua Barra Funda, 391. O espetáculo não é indicado para menores de 14 anos. Os trajetos pela casa podem apresentar desconforto para pessoas com mobilidade reduzida. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não aceita cartões.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo