AconteceCultura & LazerMatéria

Feira na Cinemateca traz programação especial para crianças

No sábado (30) e domingo (1º de outubro), das 10h às 20h, o Mercado das Madalenas retorna ao prédio histórico da Cinemateca Brasileira. Figurando como uma das principais feiras criativas da cidade de São Paulo, o evento reúne cerca de 170 expositores das áreas de moda, acessórios, design, artesanato, bem-estar e gastronomia. Esta é a segunda vez que a feira acontece no local, que em sua última edição de Dia das Mães atraiu um público de mais de 6 mil pessoas.

Comandado pelas amigas e empresárias Mônica Isnard e Inara Prudente, desde sua fundação em 2012, a ideia central é promover o encontro entre produtores criativos e o consumidor final, sendo uma alternativa para quem garimpa novidades, produtos exclusivos e, ao mesmo tempo, busca uma experiência cultural para o final de semana. “Por estarmos próximos ao Dia das Crianças, além dos expositores que já nos acompanham há vários anos, também tivemos a preocupação de trazer mais algumas marcas ligadas ao universo infantil. Da mesma forma, toda a programação cultural conta com oficinas que podem ser feitas pelos pais e pelas crianças, ajudando a estimular essa interação entre pais e filhos”, afirma Inara.

De acordo com as curadoras, dentre os expositores também terão opções de produtos para mulheres e homens de todas as idades e pets. Além disso, o setor de alimentação tem se destacado cada vez mais por trazer opções com influências de várias partes do mundo e com opções veganas, permitindo que o visitante passeie por diversas culturas no mesmo espaço.

“O público que vai à nossa feira é formado por pessoas que buscam por trabalhos originais e autorais, são pessoas que gostam de conversar e conhecer quem está por trás de cada marca. Por isso, acaba sendo o passeio ideal para quem quer aliar o momento da compra à uma experiência gastronômica, à possibilidade de fazer uma oficina artística, de conversar e de vivenciar um importante espaço cultural dentro da cidade”, completa Mônica.

Uma das novidades para esta edição são as apresentações das bandas Tremoço e Cosmo Navegante. Esta última, tem projeto musical composto por Ana Aguiar na flauta transversal e Victor Naccache no handpan, instrumento de percussão que lembra um disco voador. A ideia é aproximar as crianças e promover uma viagem cósmica através da música.

Ao longo dos dois dias de evento, os visitantes ainda terão a possibilidade de realizar 6 oficinas gratuitas, fazer flash tattoos e piercings, consultoria de imagem para cortes de cabelo e leitura de tarô. No Jardim da Cinemateca, ainda haverá massagem, yoga para crianças e atividades que usam funções terapêuticas do som.

Oficinas Culturais

Flores em Papel

Com foco na primavera, a artista Márcia Chicaoka ensina crianças e adultos a criarem flores a partir do papel crepom. Além de estimular a criatividade, a técnica pode ser usada para criar buquês e guirlandas.

Sábado e domingo, às 11h | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

Construção de Máscaras Divertidas

Sob orientação de Lena Sforcin, da Partú Acessórios, esta oficina propõe a confecção de máscaras que transportam crianças e seus pais para um universo lúdico e fantástico. A partir de materiais como EVA, papéis coloridos, glitter, plumas e técnicas diversas, eles devem criar seus próprios personagens.

Sábado e domingo, às 12h30 | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

Criação de Cadernos

Guiados pelo arquiteto e artista visual Nelson Naccache, os participantes usam papéis de diferentes tipos e texturas para a criação de cadernos artesanais. Nas atividades, é possível trabalhar técnicas de desenho, pintura e encadernação manual.

Sábado e domingo, às 14h | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

Desconstruindo Rostos Humanos

Ministrada pela artista Ida Feldman, a oficina propõe uma brincadeira que estimula a imaginação, permitindo que os participantes construam e criem novos rostos a partir de recortes. Boca, nariz, olhos e cabelos ganham interpretações individuais, variando de acordo com a criatividade de cada um de com a interação do grupo.

Sábado e domingo, às 15h30 | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

Suportes botânicos em Macramê

Sob orientação da Marcella Toledo, do Fibra Estúdio Conceito, crianças e adultos aprendem a criar suportes para plantas usando técnicas de macramê, com fios de algodão e madeira. A atividade pode ser feita por quem nunca trabalhou com a técnica.

Sábado e domingo, às 17h | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

Construção de Ecobags

Estimulando a sustentabilidade e o amor pelos nossos amigos de quatro patas, nesta oficina os participantes personalizam mini ecobags com adoráveis desenhos de gatinhos e cachorrinhos. Para tanto, sob orientação da Anaí Angerami, da Classic Pets, eles usam carimbos e canetas coloridas.

Sábado e domingo, às 18h30 | Duração: 1h | 15 vagas em cada edição.

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo