Matéria

Últimos dias para visitar as obra de Darwin no Museu de Zoologia

Costumeiramente, os meses de fevereiro são recheados de atrações no Museu de Zoologia (MZ) da USP, tudo em homenagem ao aniversário de Charles Darwin (1809-1882), naturalista britânico famoso por propor a teoria da evolução das espécies. Quem quiser aproveitar, ainda dá tempo. As atividades vão de oficinas a palestras, do lúdico ao acadêmico. Todos os eventos são gratuitos.
No ano do bicentenário do cientista, em 2009, o Museu de Zoologia promoveu uma exposição, separada em módulos, que ocupou todo o espaço do museu e foi responsável por reunir grande parte do material de estudo darwinista presente no Brasil. A mostra, de enorme sucesso, passou de maneira fragmentada por outros museus e universidades, como o Catavento e a Unicamp e volta ao Museu de Zoologia com novidades.
“O problema encontrado nas celebrações do Darwin Day era o Carnaval. Muitas vezes, o aniversário do naturalista, dia 12 de fevereiro, coincidia com o feriado, o que acabava afastando algumas pessoas dos eventos”, comenta Felipe Alves Elias, pesquisador do Museu de Zoologia. A solução encontrada foi transformar o dia de homenagens em um mês. Agora, o “Darwin Day Brasil” acontece até o final de fevereiro no Museu de Zoologia da USP.
Dez desafios estão espalhados pelo museu. As charadas fazem parte da parceria entre o Museu de Zoologia e o quadrinista Carlos Ruas, conhecido por desenhar sobre temas como ciência e religião. Acompanhando a tirinha, uma pergunta busca colocar uma pulga atrás da orelha dos visitantes. “Você consegue encontrar o local da exposição que trata da diversidade genética? Que espécie é usada como exemplo?” O mais interessante é que a resposta está ali mesmo, no conteúdo disponibilizado pelo museu. Basta procurar.
Aos que preferem solucionar desafios em conjunto, caçadas com o grupo educativo do museu acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, das 14h às 16h.
O Museu de Zoologia da USP está localizado na Av. Nazaré, 481 – Ipiranga. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 10h às 17h. A entrada e participação no Darwin Day são gratuitas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo