AconteceMatéria

Triste Natal das crianças do Catarina Laboure

As atividades e o funcionamento do tradicional e histórico para o Ipiranga Centro de Educação Infantil (CEI) Catarina Laboure, que fica na Rua Cipriano Barata, 2028, estão com os dias contados. As aulas e atividades escolares encerram na quarta-feira (13) e os funcionários irão trabalhar até o dia 31 de dezembro.
A medida foi tomada pelas irmãs da Rede Vicentina, proprietárias do prédio onde funciona o CEI, as quais têm uma parceria de convênio com a Prefeitura para que o Centro Educacional funcione.
O principal motivo alegado para o encerramento das atividades do CEI Catarina Laboure é a falta de freiras para dar continuidade ao trabalho. Essa “desculpa” não agradou muitas famílias que, apesar de reconhecerem o extraordinário trabalho desenvolvido pelas freiras, lembram que a contratação de pedagogas especializadas no atendimento de crianças, seria suficiente para que a Catarina Laboure não encerrasse suas atividades. Por outro lado, muitas famílias ficaram indignadas ao tomarem conhecimento que o prédio onde funciona a CEI já foi alugado e que o locatário tem pretensões de ocupar o edifício no dia 20 de janeiro de 2023 e o pior, no contrato, já existe uma cláusula dando prioridade de compra para a empresa locadora. ” Isso é uma vergonha. Essa negociação já vinha acontecendo há muito tempo e, com certeza, o prédio já foi vendido. Essa história de que será alugar temporariamente é uma enganação”, disse a mãe de uma criança que vai perder a vaga na CEI e prefere não se identificar com receio de que sua filha seja prejudicada. “Trabalho aqui perto da Catarina. Deixo minha filha pela manhã e pego a tarde. Tô com medo de perder a vaga e o emprego”, acrescenta.
“O sentimento é de tristeza de termos que encerrar o trabalho [projeto] voltado para crianças, educação infantil, em um bairro pelo qual temos uma estima muito grande, e em um lugar com uma tradição tão grande como o Catarina Laboure. A gente fica triste nesse momento de transição”, contou Silmara Prata, diretora do Catarina Laboure há 4 anos.
Prata alegou que apesar da tristeza, ela entende as razões da instituição e das irmãs para terem que fazer esse rompimento. “É lógico que não gostaríamos que acontecesse, pelas crianças, por nós [funcionários], por todo o trabalho, pela própria Associação São Vicente de Paulo, que é a Instituição da Rede Vicentina, na qual a creche está inserida, mas entendemos os motivos, já recebemos todas as explicações das irmãs, a Prefeitura também, então cabe a nós respeitarmos”, disse.
O filho e o enteado de Rafaela Maia, moradora do Ipiranga, estudaram no Catarina Laboure durante quatro anos e só saíram, pois atingiram a idade máxima exigida pelo Centro Educacional Infantil. Para Maia é muito triste saber que um Instituto tão tradicional e querida no bairro não existirá mais em 2023. “É uma pena, pois lá é tudo muito organizado. As freiras e os professores sempre foram muito empenhados. O CEI Catarina Laboure é uma referência de creche e motivo de orgulho para o bairro. Quando consegui colocar meu filho lá, fiquei muito feliz e hoje ficamos tristes em saber que um lugar tão importante não existirá mais”, afirmou.
Na semana passada, a Diretoria Regional de Educação Ipiranga informou que a DRE está trabalhando duro e buscando firmar novas parcerias para realocar o quanto antes os 170 alunos de educação infantil da CEI Catarina Laboure a uma nova unidade de ensino em 2023. Não dando maiores explicações. No entanto, já se comenta no bairro que 100 crianças serão amparadas por outra entidade nas imediações da Catarina Laboure, porém nada disse é certo, o que deixa as famílias mais apreensivas.
Os 36 funcionários da CEI também estão preocupados com a manutenção dos seus empregos, uma vez que a situação é de muita incerteza..
Maiara Gonçalves é tia do pequeno Breno, de um ano, que estuda no Catarina Laboure. Segundo ela, foi um choque para todo mundo a notícia de que no próximo ano não existirá mais o Centro de Educação Infantil. Além disso, para ela, é preocupante o fato de ainda não ter uma exatidão sobre onde as crianças irão estudar no próximo ano. “Todos ficamos muito chocados e tristes com a notícia de que irá fechar uma escola com muito nome e prestigio. Também estamos preocupados com o que eles vão fazer com as crianças. Onde elas irão estudar no ano que vem”, explicou Gonçalves.
Há 52 anos, o CEI Catarina Labouré é uma referência de ensino infantil no Ipiranga e na cidade de São Paulo, além de motivo de muito orgulho para todos os ipiranguistas. Com seu fechamento, a tristeza certamente estará no olhar de todos.
A creche não existirá mais em 2023, mas os novos proprietários que virão, não poderão mexer em muita coisa, uma vez que – de acordo com informações da Prefeitura de SP e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Condephaat), o prédio do CEI é tombado, e sendo, assim, sua fachada e estrutura devem permanecer iguais. Isso significa que o local não poderá dar lugar a mais um prédio e que, caso venha a ser vendido, o novo proprietário terá que manter a configuração atual.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo