AconteceMatéria

Estação Ipiranga do monotrilho terá geradores de energia solar


Prevista para ser entregue em 2024, inclusive já com a planta definida, a estação Ipiranga do monotrilho Linha -15 agora só será concluída em 2025. Essa informação consta do relatório do metro. A estação Ipiranga da Linha-15 irá facilitar a vida de milhares de passageiros, pois fará integração com a Linha 10-Turquesa, integrando o sistema e beneficiando os passageiros oriundos da região do ABC, em direção à zona leste da cidade e a toda a malha viária do metro.
A má notícia vem acompanhada e outra boa informação: a estação Ipiranga terá um sistema de geração fotovoltaica que será instalado e tem a previsão de reduzir o consumo de energia em cerca de 39%. Os módulos solares deverão ser instalados na cobertura da estação
Esta estação deverá ser uma das primeiras que utilizará o novo sistema de geração fotovoltaica, reduzindo o consumo de energia da estação. A geração de energia através da matriz solar é uma tendência que vem crescendo de forma vertiginosa. O novo sistema deverá ser responsável por realizar a alimentação elétrica da estação, principalmente das chamadas cargas auxiliares.
Para isso, serão instalados módulos fotovoltaicos na cobertura da estação que estarão em harmonia com a arquitetura existente. A cobertura, além de abrigar os painéis solares, também terão faixas em vidro que vão permitir melhor aproveitamento da luz solar, diminuindo ainda mais o consumo de energia elétrica.
Segundo o Relatório Integrado do Metrô, o sistema de geração fotovoltaica prevê a instalação de 522 módulos. Esse conjunto deverá ter uma potência próxima à 208kW pico. Segundo estimativas, o sistema poderá gerar cerca de 25MWh/mês, valor que corresponde a aproximadamente 39% da demanda de uma estação de monotrilho.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo