Matéria de Capa

CAY vai estudar desconto mês e mês

Todas as atividades do CAY estão suspensas desde o dia 23 de março, quando o Governo do Estado determinou o isolamento social para entidades e comércio não essenciais. Grandes clubes, como Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos, cuja maior receita é oriunda do programa Sócio Torcedor e de verba da TV, já registram queda na receita, principalmente com a suspensão dos jogos, que desestimula o torcedor a manter o vínculo com o clube, mas não tão significativa ao ponto de abalar suas finanças.

No caso de clubes cuja atividade é apenas social e de lazer, como é o caso do CAY, o impacto é maior uma vez que o pagamento da mensalidade de um clube é o primeiro da lista de despesas a ser cortado. Esse impacto foi sentido pelo CAY no primeiro momento, com uma inadimplência de 36% no mês de abril e dando sinais de que esse número dente a crescer. Isso porque a crise econômica ainda não atingiu seu pico e, com o a chegada do inverno, muitos clubes que oferecem apenas atividade de lazer ao associado, com o é o caso do CAY, registram a perda de um número expressivo de sócios.

Em dezembro do ano passado o CAY tinha entre titulares e dependeste pouco mais de 6.800 sócios pagantes. Historicamente com a chegada do inverno entre os meses de maio e outubro, o CAY perde entre 12% a 13% dos sócios, para recuperar gradativamente com o verão. Essa perda, esse ano, tende a ser bem maior em função da crise economia.

Desde o primeiro momento em que o CAY foi obrigado a fechar suas dependências, muitos sócios passaram a questionar qual seria a atitude do clube, principalmente porque com o fechamento da sede, houve necessariamente, um a redução nas despesas básicas, como água, luz, manutenção entre outras e o que esperava era que isso refletisse nas mensalidades, como ocorreu com outros clubes na cidade, que se anteciparam ao problema para evitar perder sócios.

Agora, com a alta inadimplência e o risco dela aumentar, levando a uma situação imprevisível, o CAY anuncia, sem dar mais detalhes, que no boleto de maio irá efetuar descontos de até 25%. Esse desconto será progressivo, sendo de 17% mais 10%, se o pagamento for até o 5 dia útil, o que gera um desconto em cascata de 25,3%. No mesmo comunicado diz que a medida será avaliada mês a mês. O que gera mais incerteza de quem já tá com o orçamento apertado Para alguns sócios do CAY, isso não resolve, pois gera incerteza de como será nos meses subsequentes. “Medidas anunciadas em conta gotas só geram mais incerteza”, diz um sócio, “além disso o Governador anunciou que vai suspender gradativamente o isolamento social a partir do dia 11 de maio e não se sabe se clubes poderão voltar a funcionar. Mesmo se isso acontecer o clube terá uma redução de gastos de 1/3 nesse mês e o sócio não foi contemplado nesse desconto”, sentencia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo