AconteceDestaqueMatéria

Procissão para Ogum reúne fiéis da Umbanda

No sábado (20), uma procissão em homenagem ao Orixá da Religião Umbanda, Ogum, realizada pela Tenda Umbandista Caminhos de Aruanda (T.U.C.A), foi realizada em São João Clímaco e reuniu os filhos da casa além de fiéis da religião, percorrendo as principais ruas da região e cantando pontos.

Após retorno ao terreiro, uma bênção recebida pelos Caboclos, guias da Umbanda, além de feijoada foram oferecidas aos participantes da procissão. Esta foi a terceira vez que o terreiro realiza uma procissão para Ogum.

“Eu sou uma filha de Ogum, meu Orixá de cabeça e quando surgiu a primeira procissão, o que me deixava com o coração apertado é que eu queria sair para as ruas, para as pessoas conhecerem um pouquinho da Umbanda, para eles conhecerem nossos cantos, para eles saberem que é uma religião de muito amor, muita fé, para conhecer um pouquinho sobre os nossos Orixás”, contou à reportagem Tatiana Arini, mãe da Casa.

“Eu falo sempre que a gente precisa expandir fora das pareces do nosso Terreiro e acho que hoje é o momento”, destacou ainda. “É nossa fé, muito amor. É muita emoção a gente conseguir sair, as pessoas saindo [das paredes do Terreiro]”, completou.

Paula Cristina Guimarães, filha da casa, também conversou sobre a procissão. “Para a gente a procissão vai além de andar nas ruas e mostrar para as pessoas. É um momento de agradecimento, no qual eu agradeço tudo o que ele [Ogum] me dá, me protege. É de mostrar a Umbanda para as pessoas, de deixar um pouquinho na rua, na casa de cada um a proteção desse Orixá maravilhoso”, disse.

“Ogum para mim é tudo. Quem me dá equilíbrio, força, me ajuda a vencer todas as batalhas que eu tenho na minha vida, quem enxuga minhas lágrimas, ele é tudo”, destacou.

A Tenda Umbandista Caminhos de Aruanda fica na Rua Cavalheiro Frontini, 356 , São João Clímaco, e as giras acontecem às sextas-feiras, 20h.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo