AconteceMatéria

Região do Museu do Ipiranga ganha projeto Urbanístico

Denominado como Eixo Histórico Ipiranga, a intervenção urbana que será realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a SP Urbanismo, irá requalificar áreas públicas no entorno do Museu do Ipiranga e Parque da Independência e deverá estar concluída visando as comemorações do bicentenário da Indepenmdência em setembro.
O projeto irá promover a reforma de calçadas e canteiros de vias, novas áreas verdes e implantação de um mirante. O objetivo do projeto Eixo Histórico Ipiranga é valorizar a região desse monumento histórico também com ações de sustentabilidade, como biovaletas e jardins de chuva
As intervenções serão realizadas na Avenida do Estado, entre as ruas Leais Paulistanos e a Rangel Pestana, nas avenidas Dom Pedro I e Teresa Cristina e no entorno do Parque da Independência. A implantação do projeto está dividida em cinco etapas.
A Avenida do Estado receberá as duas primeiras intervenções. Serão implantados jardins de chuva nas calçadas e biovaletas ou plantas trepadeiras no canteiro central da via. Os espaços também terão os pisos requalificados.
Por sua vez, o plano para a Avenida Pedro I é valorizar sua paisagem com novas árvores e canteiros ajardinados.
A Avenida Teresa Cristina terá seus canteiros laterais qualificados com arbustos e as margens do Riacho do Ipiranga ganharão plantas trepadeiras instaladas em geodésicas (semelhantes a um arco).
Por fim, o entorno imediato do Parque da Independência será transformado com canteiros ajardinados, calçadas reformadas, bosque com visão para o Riacho do Ipiranga e um belvedere (mirante) na Praça do Monumento.
Soluções sustentáveis
Em linhas gerais, o projeto Eixo Histórico Ipiranga busca requalificar a região do Museu do Ipiranga com elementos de Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). O conceito, adotado desde 2018 pela SP Urbanismo em seus projetos, visa a estimular o desenvolvimento sustentável e unir a conservação da biodiversidade ao desenvolvimento econômico e bem-estar da população.
Duas ações emblemáticas nesse sentido são os jardins de chuva e as biovaletas. As duas estruturas estão presentes no projeto Eixo Histórico Ipiranga e serão construídas de forma sustentável a partir de entulho tratado. Elas terão a função de melhorar as condições de absorção, retenção e escoamento de águas pluviais nesta região, além de mitigar efeitos de ilhas de calor e trazer conforto à população.
A qualificação da caminhabilidade também é uma diretriz do projeto. A partir da reforma de calçadas e canteiros e da reorganização do sistema viário, o objetivo é melhorar as condições de acesso aos monumentos que representam o Núcleo Histórico da Independência do Brasil, oferecendo aos pedestres maior acessibilidade e segurança.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Alerjik ilaç reaksiyonları tüm ilaç reaksiyonlarının ancak %5-10’unu oluşturur.
    Hastalar tarafından sıkça dile getirilmesine rağmen gerçek ilaç alerjisi
    oranları çok düşüktür. Erişkinlerde daha sık görülür.

    Alerjik reaksiyonlara neden olan ilaçlar. Antibiyotikler (penisilin ve
    sefalosporinler).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo