Casa & Cia

Quais as diferenças entre piso retificado e bold?

Os revestimentos de cerâmica e porcelanato são muito utilizados em paredes e pisos de residências, escritórios e até mesmo em áreas externas. Por isso, uma dica importante é escolher entre o produto retificado ou bold. Mas sobre o que exatamente esses nomes significam? Retificado e bold são denominações utilizadas para diferenciar o tipo de acabamento que cada peça recebe. Agora, entenda um pouco mais sobre a diferença entre eles:Retificado (borda reta ou lapidado).
As placas de piso retificado podem ser encontradas em cerâmica ou porcelanato e possuem acabamento reto e preciso, pois são cortadas por discos de diamante, o que deixa as suas bordas mais retas e sua superfície mais fina. Dessa forma, é possível instalar o piso de maneira uniforme e com alinhamento total.Por utilizar menos rejunte, o piso retificado tem um acabamento mais regular e sem a necessidade de retoques, o que causa um efeito visual agradável e sofisticado ao ambiente. Além disso, usando menos rejunte, o custo da obra é menor, além de causar menos sujeira. Este tipo de produto possui uma vida útil longa, por conta de seu elaborado processo de fabricação, por isso dificilmente causará algum problema depois de aplicado. Para o piso retificado costuma-se utilizar a junta seca para fazer o assentamento. Neste tipo de instalação, as peças são encostadas umas nas outras, porém é preciso utilizar uma argamassa flexível e manter um espaçamento mínimo de 1,5 mm entre elas caso ocorra dilatação do piso.
Devido às suas juntas finas e da instalação com mínimo espaçamento, o rejunte quase não fica aparente, criando um visual clean. A design de interiores, Simone Sechetto, explica que este piso pode ser instalado em todos os ambientes sem restrições e que a manutenção é bem simples. Por conta do pequeno espaçamento e menores áreas de rejunte, acumula menos sujeira.
Se você não quer que o seu revestimento tenha uma aparência tão “certinha”, o bold é a sua melhor escolha. Chamado também de tradicional, este acabamento é o mais comum e conhecido das cerâmicas. Ele apresenta um arredondamento nas bordas das peças e por isso não possui em suas laterais uma superfície tão precisa quanto ao das peças retificadas. Neste caso, o espaçamento entre cada peça precisa ser maior, com juntas de no mínimo 03 mm ou de acordo com as especificações do fabricante. Desta forma, o rejunte fica mais aparente. “O piso bold combina com a decoração de ambientes mais rústicos ou quando o destaque do rejunte compõe o visual do espaço. Existe uma grande variedade de tamanhos e acabamentos, além de ser um revestimento com menor preço de compra e instalação”, diz Simone.
Tanto o piso bold quanto o retificado são porcelanatos ou cerâmicos e os cuidados de limpeza de ambos são iguais.
Para tirar o pó, use vassoura ou aspirador. Depois, passe um pano umedecido com detergente neutro e finalize com um pano seco. Para limpeza pesada use saponáceo cremoso ou líquido ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante.

Se não consegui tirar as manchas com água e detergente, passe água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície do piso. Sempre utilize panos macios. Nunca utilize solventes, materiais que possam riscar o piso (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Hey there this is somewhat of off topic but I was wondering
    if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually
    code with HTML. I’m starting a blog soon but have
    no coding experience so I wanted to get advice from someone with
    experience. Any help would be greatly appreciated!

  2. This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to seeking
    more of your excellent post. Also, I have shared your web site in my social
    networks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo