MatériaSem categoria

Prefeitura tem plano de expansão da área

A Prefeitura tem um projeto de ampliar o Parque da Independência e transformar a Avenida Teresa Cristina em um grande espaço público. A ideia do projeto é usar todo o trecho da via, do Parque da Independência até a Avenida do Estado, para fazer ali o “Parque Foz do Ipiranga”. O espaço seguiria o curso do Riacho do Ipiranga e seria concebido para ser uma espécie de parque inundável, ou seja, teria a dupla função de área de recreação, esportes e lazer e também acomodação para as águas das cheias do rio. Na junção com a Avenida do Estado, seria construída ainda uma praça inundável junto ao Rio Tamanduateí para ajudar no controle de alagamentos na região.
O plano faz parte da chamada “Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí”, um amplo conjunto de ações e estratégias urbanísticas, sociais, ambientais e econômicas proposto pela Prefeitura para transformar não só o Ipiranga, mas também os bairros do Cambuci, Vila Prudente e Mooca.
A previsão é que sejam gastos R$ 5,5 bilhões em obras na região. Todo o dinheiro seria arrecadado no período de 20 anos com a venda de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção). Esses papéis são autorizações especiais que a Prefeitura dá ao setor imobiliário para construções acima do tamanho permitido pela atual legislação.
A meta da Prefeitura é que o “Parque Foz do Ipiranga” e as principais intervenções da “Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí” sejam concluídos até 2022. O conjunto de obras seria entregue à população como parte das comemorações dos 200 anos da proclamação da independência do Brasil. O plano é que o “Parque Foz do Ipiranga” seja um marco para São Paulo, assim como é o Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954, durante as comemorações do 400º aniversário de São Paulo.
Outra obra impactante da “Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí” é a requalificação urbana da Avenida Dom Pedro I, em todo o seu trecho, da Praça Alberto Lion, no Cambuci, à Praça do Monumento, no Ipiranga. A avenida seria remodelada para dar mais visibilidade ao Monumento à Independência, além de valorizar o conjunto de bens tombados do Parque da Independência.
A proposta é transformar a Avenida Dom Pedro I numa espécie de bulevar. Os fios seriam enterrados, os postos dariam lugar a luminárias e as fachadas dos casarões, revitalizadas.
Hoje, a via sofre com a crise econômica que afeta todo o País. Vários imóveis comerciais e residenciais estão desocupados e disponíveis para venda e locação. Mesmo assim, a Caixa Econômica Federal abriu uma agência na avenida e, ao lado, será construído um conjunto de apartamentos de alto padrão.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo