Matéria

Av Nazaré continua sem fiação aterrada

Promessa feita pela Enel Distribuidora de energia na capital, em setembro do ano passado e noticiada na época pelo Ipiranga News News, o aterramento da fiação elétrica na avenida Nazaré, ainda não foi concluído.
A empresa, no entanto, afirma que a primeira etapa das obras, teria tornado subterrânea sua rede em 1,6 quilômetro de vias da região. Porém, o que se percebe que a fiação permanece exposta. Em comunicado, a distribuidora informou que sua fiação será subterrânea em, aproximadamente, 3,6 quilômetros de vias no bairro, um quilômetro mais do que anunciado há quase um ano, mas não menciona quando o plano estará integralmente concluído A época ela informou que seria na data de comemoração do Bicentenário da Independência. A empresa afirma que “toda a rede de energia já está subterrânea” nas ruas Leais Paulistanos
(entre Praça do Monumento e Rua Bom Pastor), Sorocabanos (entre Praça do Monumento e Bom Pastor), avenida Nazaré (entre Pouso Alegre e Padre Marchetti), Patriotas (entre Praça do Monumento e Bom Pastor) e Padre Marchetti (entre avenida Nazaré e Xavier Almeida), diz a companhia de energia.
Nessa vias, conforme a distribuidora afirma, muitos fios ainda estão em via aérea.
A distribuidora reforça que ouso dos postes é compartilhado
com empresas e entidades terceiras e para que a Enel possa removê-los, nessa primeira fase de obras, é necessário que as empresas de telecomunicações e a Prefeitura de São Paulo concluam suas obras para enterramento das fiações de telefonia, fibra óptica, iluminação pública, rede semafórica e sistema de trólebus. O que está previsto ara acontecer no final de agosto.
Portanto, segundo a própria empresa, ainda que não por sua responsabilidade, a primeira etapa da obra não foi concluída. No trecho da avenida Nazaré que ladeia o Museu, parte das ligações, de fato, como afirmou a Enel, já é subterrânea. “Aqui, já faz duas semanas”, diz Renato Perondi, que trabalha há 9 anos em uma concessionária de veículos em frente ao bosque do Museu. Mas, mesmo ali, a fiação elétrica permanece aérea, aponta.
“Vi recentemente escavações da Enel nas proximidades do Museu. Mas não vi aterramento. O único trecho em que não se vê
fiação elétrica é na rua dos Patriotas. Mas lá é assim há muitos anos”, afirma o taxista Jarbas de Macedo, de 50 anos, que percorre diariamente 100 quilômetros de vias só no Ipiranga.
O plano de aterramento de sua fiação foi informado pela Enel ao Ipiranga News em 2021 e, a partir do comunicado da empresa e de entrevista com o responsável pela infraestrutura da distribuidora de energia na época, Vicenzo Ruotolo, foi tema de reportagem foi abordado na edição de 14 de setembro do ano passado.
Na ocasião, a empresa afirmou que o aterramento da fiação se daria em 2,6 quilômetros de vias do bairro – um quilômetro a
menos que o plano relatado pela Enel na última terça-feira em resposta a solicitação do jornal. A obra estaria concluída em setembro, antes da reabertura do Museu Paulista, conforme dito
pelo seu porta-voz.
“Acho que não vai dar tempo, já que faltam 40 e tantos dias para a reabertura do Museu”, diz o pipoqueiro Jeniel Estrela de Albuquerque, de 30 anos, que trabalha há cinco anos em frente ao hospital Ipiranga e que acompanhou a construção dos dutos subterrâneos na avenida Nazaré. “Eles fizeram obras até o McDonalds (altura da rua Dr. Elísio de Castro). Tomara terminem a tempo, pra ficar bem bonito, atrair turistas e a gente vender pipoca.”

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. I do not know whether it’s just me or if everyone else experiencing issues
    with your site. It appears as though some of the written text in your posts are running
    off the screen. Can someone else please comment and
    let me know if this is happening to them as well?

    This may be a issue with my browser because I’ve had this happen before.
    Kudos

  2. You actually make it seem really easy together with your presentation but I find this matter to be
    really something that I think I would by no means understand.
    It seems too complex and extremely broad for me.

    I’m looking forward for your subsequent put up, I
    will try to get the hang of it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo