Matéria

Postes na Av. Nazaré serão substituídos por iluminação subterrânea

Quem passa pela Av. Nazaré, ao entorno do Museu do Ipiranga, nem imagina que um dos locais mais tradicionais do bairro, em breve, sofrerá uma grande mudança no aspecto visual. Isso porque a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica responsável pelo abastecimento de energia na Capital, já iniciou as obras de remoção de 260 postes em onze vias na região. Essa mudança tem como objetivo converter a rede elétrica aérea para subterrânea.
Dessa maneira, o projeto prevê a troca dos atuais postes de luz por uma iluminação terrestre. A mudança abrange uma extensão de 2,6 quilômetros (1,1 deles na Av. Nazaré) e sua primeira etapa será realizada em uma área marcada por pontos importantes do Ipiranga, tais como o Museu de Zoologia, a Capela Sagrada Família, o Hospital do Ipiranga e o Museu, entre outros. Se ao passar dos anos, os moradores do bairro se acostumaram com a visão de inúmeros fios enrolados aos postes, agora o visual deve deixar parte do bairro com uma cara mais moderna.
A ação da Enel vem sendo realizada aos poucos. E tem previsão de ser concluída em agosto de 2022. Por isso, ainda é uma novidade para alguns moradores e comerciantes que, quando questionados sobre o assunto, se mostram surpresos. “Eu ainda não estava sabendo disso, tomei conhecimento agora por vocês (Ipiranga News). Mas espero que deixe o bairro com uma aparência mais moderna. Mas quem for o responsável pela obra, que seja mais cuidadoso dessa vez. Na última reforma aqui da calçada e da rua, feita pela Sabesp, o pessoal quebrou tudo, ficou uma enorme bagunça, e ninguém arrumou nada. Essa esquina (Av. Nazaré com a Lucas Obes) está sendo bastante prejudicada. Fica um barulho ensurdercedor, lama, poluição e isso espanta a clientela”, reclama Neilson Freire de Paiva, 47, proprietário da lanchonete Flor da Nazaré.
A segunda etapa da obra abrange o total de 1,5 quilômetros da Av. Dom Pedro I. O projeto terá cinco Centros de Transformação de Superfície espalhados em alguns pontos da avenida. “Pelo fato de as avenidas do Ipiranga serem largas, conseguimos desenvolver um projeto que está totalmente integrado com a parte estética do bairro. Tudo estará pronto até a reabertura do museu”, garante o responsável pela infraestrutura da Enel, Vicenzo Ruotolo.
Por fim, a terceira etapa enfatiza a remoção dos postes. Comerciante do bairro há dois anos, Elaina Borges, 50 anos, espera que a nova iluminação, agora subterrânea, possa trazer facilidades para os moradores da região durante as caminhadas noturnas. Ela é dona do Bazar Ipiranga, localizado na Av. Nazaré 551, e diz que tem dificuldades quando passeia com seus cachorros à noite pelo local.
“Se não for atrapalhar, como foi quando ocorreu aquela reforma das calçadas, que causou um baita transtorno, eu apoio. Na Av. Paulista isso já existe (iluminação subterrânea) e dá para perceber uma visão mais bonita. Recentemente, já colocaram algumas lâmpadas novas no canteiro aqui perto, ficou mais claro. Mas ainda não é suficiente. Saio a noite com os cachorros, e toda a vizinhança tem um pouco de medo, porque ainda é escuro, perigoso, passam pessoas estranhas na esquina e ficamos inseguras. Esperamos que essa iluminação terrestre traga mais claridade e tranquilidade para a população daqui”, declara Elaina.
A Enel já vem mantendo tratativas recentes com as empresas da Telecom para que as fiações sejam reorganizadas. No primeiro semestre de 2021, a empresa investiu R$ 253 milhões na modernização de sua rede elétrica em São Paulo.

Artigos relacionados

16 Comentários

  1. Howdy! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I most certainly will send this information to him.
    Fairly certain he’s going to have a very good read.
    Thanks for sharing!

  2. Wonderful blog! I found it while browsing
    on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?

    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

  3. I was curious if you ever thought of changing the layout of
    your blog? Its very well written; I love what youve got to say.

    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or 2 pictures.
    Maybe you could space it out better?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo