AconteceCultura & LazerDestaqueMatéria

Palacete histórico do Ipiranga será Instituto Cultural

Patrimônio histórico do Ipiranga, o Palacete Michel Assad será a nova unidade do Espaço Zabeu e receberá o nome de Casa Zabeu, a qual será aberta à população, funcionando como um Instituto Cultural que irá promover eventos e intervenções sócio culturais para todos os ipiranguistas.

O imóvel pertence a duas, das famílias mais tradicionais da cidade e – principalmente – do bairro: Jafet e Assad, as quais, tornaram-se uma única família após uniões entre seus membros.

A abertura do espaço deverá acontecer agora no segundo semestre deste ano. Mais precisamente no dia 16 de setembro, quando acontecerá no local um aniversário de 40 anos de um renomado produtor artístico, conhecido por grandes figuras do cenário nacional.

As obras internas já estão sendo realizadas. Inclusive, o preparo da gastronomia do espaço Zabeu está no palacete, para todas as festas que são promovidas pela empresa.

De acordo com os sócios da casa, o local deverá receber atividades culturais de segunda à quinta-feira com experiências para o público. De sexta-feira à domingo, será locado para eventos, como, aniversários ou casamentos. Quando os finais de semana estiverem “livres”, também acontecerão eventos que promovam a cultura no Palacete.

O ambiente, será uma extensão do Espaço Zabeu, que funcionará também como “espaço cultural”.

“A Casa Zabeu é praticamente uma extensão do Espaço Zabeu, que nós temos aqui na Rua Bom Pastor. E desde criança, eu via os palacetes da família Jafet, e para qualquer criança que vê um imóvel dessas proporções é um mundo. Sempre sonhei em entrar e ter – participar – de um imóvel desses”, contou à equipe de reportagem do Jornal Ipiranga News, Leandro Gallo, chefe de cozinha e um dos sócios da Casa Zabeu.

Ainda, segundo ele, o negócio deu certo após uma construção de amizade com a Fernanda Jafet, proprietária do imóvel. Ela, inclusive, tinha o sonho de transformá-lo em espaço cultural. Daí a ideia de realizar ali, atividades que promovam a cultura.

“Em contato com a Fernanda Jafet que é proprietária do imóvel, em parceria criou-se um laço de amizade. Eu precisava de um espaço para os eventos do Zabeu também e a Fernanda queria uma parceria para abrir um Instituto Cultural. Era o sonho da Fernanda e eu abracei também e ela abraçou o sonho dos eventos junto com a minha equipe”, expressou.

No dia 3 de dezembro, ocorrerá uma inauguração exclusiva para os moradores e vizinhos do Ipiranga, além da população em geral. O encontro contará com coquetel de apresentação, música e artistas talentosos que prometem encantar o público. A festa terá 12 horas de duração – das 8 às 20h.

Já no dia 7 do mesmo mês, acontecerá uma festa Black Tie, intitulada “Nuit de Noel”, Noite de Natal famosa na França. O evento de gala deverá contar com a presença de artistas, convidados, imprensa e líderes do bairro. Na ocasião, homens vestirão smoking, e mulheres, traje de gala. Um coral de crianças tomará conta das diversas janelas do Palacete Michel Assad.

Na ocasião, um cardápio de casamentos e festas oferecidos em 1928/30, o qual resgata a história – me memória – da casa, e consequentemente, da família Jafet será reproduzido. Uma curadoria está montando os calendários de ambos os eventos.

Gallo aponta que “a inauguração vai além do trabalho e do dinheiro, pois resgata a satisfação de proporcionar alegria não apenas aos clientes, mas a todo o bairro do Ipiranga”. “Essa iniciativa é verdadeiramente inspiradora! ”, completa.

“Aqui é uma realização de um sonho, mesmo. Eu fui educado com muita cultura, muita música. Isso eu agradeço muito. Eu escutava desde Carlos Gardel até Queen, com os meus avós, meus pais, incentivando mesmo a cultura. E é isso que eu quero levar para a população em geral: que a cultura liberta, agrega e faz conhecer um outro lado do mundo que é muito importante para a gente”, completa o sócio.

Sobre o Palacete Michel Assad

Construído em 1924 pelo imigrante libanês Michel Assad, o belo casarão em estilo neoclássico está muito bem conservado e tem uma história rica em detalhes.

O Palacete é tombado pelo Conpresp desde 1991 e seu construtor e primeiro residente, Michel Assad, tem uma ligação direta com a tradicional família Jafet, o que leva a uma certa confusão quanto a este palacete sendo o mesmo muitas vezes referido como uma das mansões da família Jafet no Ipiranga.

Localizada na Rua Costa Aguiar, 1055, a Casa Zabeu será uma nova opção de cultura e lazer para toda a região.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo