Matéria de Capa

Área anexa do Parque Independência é limpa

Na segunda-feira (14) a Prefeitura Regional do Ipiranga deu inicio a limpeza da área de 28 mil m², anexada ao Parque Independência que fica na esquina das ruas Bom Pastor e dos Sorocabanos. O espaço é uma antiga propriedade do Instituto Bom Pastor, onde, até a década de 1970, funcionou um orfanato e motivo de uma briga antiga entre usuários do Parque e órgãos públicos.
A área era alvo de uma batalha judicial desde 2006 e foi adquirida pela Prefeitura de São Paulo alguns anos depois com o intuito de aumentar em um sexto a área do Parque da Independência. O terreno foi cercado pela Prefeitura desde 2010, ano em que as obras de ampliação foram iniciadas, mas tiveram de ser paralisadas em 2011 por causa da descoberta de um antigo muro remanescente de uma das edificações do instituto. O Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura (DPH) encontrou no local outros objetos considerados significativos para o patrimônio municipal, como fragmentos de ladrilho hidráulico. Desde então uma nova proposta, que incluía a preservação da estrutura, foi enviada ao Condephaat e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Além do muro, foi esclarecido que seria preservada a Capela Bom Jesus do Horto, que abriga a Igreja Católica Ortodoxa da Anunciação, conhecida como Igreja dos Russos e que abrigava famílias refugiadas da 2.ª Guerra Mundial. Desde então o local ficou abandonado acumulando mato, lixo, entulhos de construção que foi demolida no espaço e focos de mosquitos.
No inicio desta semana equipes de limpeza da Prefeitura foram mobilizadas e permanecem no local com vassouras, maquinário e retirando toneladas de lixo. A manutenção deve durar 15 dias, e está sendo apontada como um ponta pé inicial para a implantação do projeto, que deve receber uma emenda no valor de R$ 2 milhões de reais.
Apesar da iniciativa, os ipiranguistas temem que tudo isso seja uma ação política em ano de eleição, já que a obra era para ser entregue a população em 2012. “Não vamos criar expectativas. Já tivemos tantas promessas e nada foi feito. O jeito é aguardar”, disse o frequentador do Parque Mário Garcia.
Para outros ipirangusitas, agora o projeto sai do papel. “A limpeza é necessária e facilita o próximo passo do projeto. Temos que ficar de olho e cobrar”, alerta Marcos Pontes.
O Prefeito Regional do Ipiranga, Victor de Almeida Sampaio, acompanhou toda a movimentação e está otimista com a ação. “Não tem como a gente pensar em investimento com o terreno neste estado. Precisamos limpar o área deixar ela ampla e visível para poder começar a trabalhar”, afirmou.
O Parque deverá ganhar uma entrada pela Rua Bom Pastor, com um centro de apoio ao turista. Além de playground, equipamentos de ginástica, pista de skate, parque para cães, quadras, entre outros benefícios.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo