Acontece

Padres da região auxiliam e orientam casais para o matrimônio

A pequena sala ao lado do Secretariado de Pastoral na recém-reformada sede da Região Episcopal Ipiranga abriga uma das inovações pastorais da Arquidiocese: a câmara eclesiástica para atendimentos diários de homens e mulheres que buscam esclarecer sua situação matrimonial. “Somos oito padres auditores e 11 leigos como notários”, afirmou o Padre Jorge Bernardes, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia.
“Nós atendemos situações dramáticas de pessoas que querem dar continuidade a sua vida matrimonial, querem encontrar um novo sentido para sua vida. Ao nos aproximarmos dessas pessoas, podemos oferecer a elas a chance de reparar, de resgatar a sua própria felicidade por meio da verificação de nulidade de seu casamento”, disse Padre Jorge.
A preparação para que se possa assumir a vida matrimonial de maneira plena e consciente também é uma preocupação no agir da Pastoral Familiar na Região Ipiranga. O Padre recordou que a preparação remota para o matrimônio é uma das principais preocupações deste serviço pastoral. “A experiência do encontro de namorados com Cristo, que acontece duas vezes ao ano, tem sido algo extraordinário para nós. Nesses momentos, nós conseguimos falar da importância do sacramento matrimonial no plano de Deus. É uma surpresa quando percebemos que a quase totalidade desses jovens namorados desconhecem a importância que o sacramento de Matrimônio tem em uma vida baseada nos planos de Deus”.
“Neste ano de 2018, esperamos trabalhar mais juntamente com as equipes de preparação para o casamento, com os grupos comumente chamados de equipe de noivos. O desejo é reunir esses agentes e coletar as experiências de cada comunidade paroquial. Já sabemos que existem muitas coisas bonitas e ricas acontecendo, mas queremos também dizer aquilo que a Igreja espera de uma preparação para o Matrimônio”, afirmou o religioso.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo