AconteceDestaqueMatéria

Heliópolis ganha mais 240 apartamentos

Em uma parceria entre a Prefeitura, junto ao Governo do Estado de São Paulo, mais 240 apartamentos de interesse social foram entregues para moradores de Heliópolis. As moradias pertencem ao Conjunto Habitacional Sacomã I, localizado na comunidade.
Durante o evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas falou sobre a importância das entregas das unidades habitacionais e assinou convênio que viabiliza a construção  e entrega das últimas 120 unidades habitacionais. “É mais uma entrega importante de 240 apartamentos e dando ordem de início para mais 120 neste conjunto”, disso o governador.
Por meio da parceria entre o Estado e a administração municipal, a CDHU – estatal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – investiu R$ 216,2 milhões (em valores atualizados) em repasses à Prefeitura de São Paulo para a construção dos empreendimentos Sacomã I. O convênio também inclui 200 unidades do condomínio Sacomã H, já entregues em 2014.
O conjunto habitacional foi projetado por Ruy Ohtake, um dos mais influentes arquitetos brasileiros, e apresenta um novo conceito de moradia popular com mais conforto entre os ambientes. A infraestrutura traz paisagismo, área de lazer coberta e descoberta, academia para a terceira idade, playground e unidades térreas adaptadas para pessoas com deficiência.
Ao todo, o empreendimento Sacomã I é composto por cinco condomínios com oito prédios cada, totalizando 1,2 mil apartamentos. Além das 240 famílias atendidas nesta sexta, outras 840 já receberam moradias no local e 120 aguardam a conclusão dos imóveis. Cada prédio tem oito andares com apartamentos de 49,29 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
O projeto favorece a ventilação nos espaços internos – o que atenua a sensação térmica em relação ao ambiente externo – e também permite o uso compartilhado das áreas comuns entre os prédios. A concepção do projeto foi inteiramente planejada para melhorar a qualidade de vida das famílias que foram removidas de áreas de risco ou locais de obras em Heliópolis.
Os novos moradores assinaram contrato de financiamento habitacional com a CDHU, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo índice oficial de inflação. As parcelas não podem ultrapassar 20% dos rendimentos mensais das famílias.
Salete Pereira de Souza foi uma das contempladas com a entrega da chave de seu novo apartamento. Ela, que comemorou dando bênçãos à sua nova moradia, residiu durante 14 anos pagando aluguel na região de São João Clímaco.
“Agradeço a Deus por essa benção e por esse milagre na minha vida. Meu sentimento é só de felicidade e de alegria”, enfatizou.30

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo