Turismo

Os Mercados de Natal da Alemanha: uma tradição que resiste ao tempo

Os Mercados de Natal alemães, verdadeiros tesouros culturais, encantam visitantes há séculos sem perder seu brilho e beleza. Em cada cantinho, a atmosfera é impregnada pelo espírito natalino, transformando a experiência em uma viagem memorável e única.

Na Alemanha, as celebrações natalinas começam quatro semanas antes do dia 25, com a criação da “Adventskranz” ou Coroa de Advento. Esses arranjos de ramos de pinheiro ou azevinhos, adornados com quatro velas, uma acesa a cada domingo, são uma tradição mantida por diversas igrejas, tanto Luteranas quanto Católicas, no Brasil e ao redor do mundo.

Simultaneamente, o país se transforma em um conto de fadas com a montagem de cabanas de madeira iluminadas, onde a magia do Natal é recriada. O aroma irresistível dos quitutes típicos paira no ar, especialmente nos renomados Mercados de Natal, conhecidos como “Der Weihnachtsmarkt”. Nestes locais encantados, os visitantes podem encontrar desde bonecos quebra-nozes até bolas de vidro, além de desfrutar de apresentações culturais e programações especiais para crianças.

A tradição dos Mercados de Natal ganhou popularidade após a Reforma Luterana em 1517, quando novos hábitos surgiram e a troca de presentes migrou para o dia de Natal, dando origem ao “Christkindlsmarket” no sul da Alemanha. Martinho Lutero, líder reformador, é creditado como o primeiro a enfeitar um pinheiro com luzes, simbolizando o nascimento de Jesus, a Luz do Mundo.

Berlim, a capital alemã, brilha com cerca de 59 mercados, sendo o “Weihnachtsmarkt City” um dos mais famosos, com mais de 100 barracas oferecendo joalheria, cerâmica e antiguidades. Já o “Alter Market” em Colônia, além de suas 100 barracas, é um paraíso infantil, com a presença da gruta do Papai Noel, teatro de marionetes e muitas guloseimas.

A culinária alemã, conhecida durante todo o ano, ganha um brilho extra nas festas de final de ano. Pratos como o joelho de porco assado, acompanhado de salsichas diversas, chucrute e batatas, são destaques. Além disso, as tradicionais “Bratwurst” e “Weisswurst”, o vinho quente “Glühwein”, o ponche “Kinderpunch”, os bolinhos “Springerle” e as maçãs caramelizadas são iguarias irresistíveis.

Em Dresden, o “Striezelmarkt” se destaca como o mercado de Natal mais antigo, oferecendo produtos artesanais, como o famoso “Stollen” e os “Pulsnitzer Pfefferkuchen”. Em Munique, as comemorações concentram-se na “Marienplatz”, onde uma árvore de 30 metros iluminada por 2500 velas rouba a cena.

O Mercado de Natal de Frankfurt, existente há mais de 600 anos, é um dos mais antigos e populares. Entre suas barracas, recheadas de história e tradição, os visitantes encontram uma variedade de produtos típicos, desde castanhas assadas até pratos típicos de Frankfurt, culminando na experiência única do famoso Glühwein.

Se você ficou com água na boca e deseja vivenciar essa tradição natalina, entre em contato com uma agência de viagens. Com passaporte válido e visto de entrada, a burocracia é simples de cumprir, e a recompensa é uma experiência natalina na Alemanha que ficará gravada para sempre em sua memória. Não perca a oportunidade de fazer parte deste conto de fadas natalino, no qual cada aroma, sabor e luz se tornam memórias inesquecíveis.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo