Turismo

Os encantos e belezas do Circuito Chapada Guarani

Ainda estamos em meio à pandemia do novo coronavírus e há a necessidade de se observar as recomendações sanitárias ao combate à Covid-19 vigentes no lugar a ser visitado. Por isso, antes de planejar uma viagem, o ideal é verificar como está à situação do local e seguir as recomendações das autoridades de saúde.
Uma boa opção para quem gosta de conhecer novos e interessantes destinos é curtir o Circuito Chapada Guarani, no interior de São Paulo. Este circuito é composto por seis municípios: Analândia, Brotas, Itirapina, Torrinha, São Carlos e Santa Rita do Passa Quatro. A região é localizada sobre o Aquífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea da América do Sul e um dos maiores do mundo. O circuito contém várias corredeiras, cachoeiras e rios em meio a lindas paisagens, tudo apropriado para o turismo de aventura, além de atrativos culturais.
A estância climática de Analândia fica a 221 km da capital São Paulo. Pequena e bela encanta a todos que buscam o contato intenso com a natureza, seja para desfrutar do sossego e tranquilidade ou para os fãs do esporte de aventura e ecoturismo. Localizada em uma altitude de 734 metros, Analândia apresenta um clima agradável e abriga lindas paisagens, riachos cristalinos, cachoeiras, grutas, morros e montanhas que se destacam por sua geografia arquitetada naturalmente, como o Morro do Cuscuzeiro e Camelo. Possui monumentos históricos como a antiga estação ferroviária e a igreja matriz com arquitetura colonial. Este conjunto de atrações faz da cidade uma boa opção para o turismo ecológico, rural e histórico-cultural, que se somam à hospitalidade da região.
Que Brotas ganhou fama porque é a cidade natal do cantor Daniel, não se tem dúvida. Mas Brotas é uma das mais famosas cidades brasileiras quando o assunto são os esportes radicais e o turismo de aventura. É uma cidade centenária, que floresceu na fase áurea do ciclo do café, e ainda mantém a agropecuária como base da sua economia. A exuberante vegetação é composta por Cerrado e Mata de Planalto, uma variação da Mata Atlântica. A fauna é constituída por diversas espécies de aves e outros animais bem típicos do cerrado, inclusive o Lobo Guará, em vias de extinção. Como a região tem muitas nascentes, rios, ribeirões e cachoeiras possibilita a prática de diversas atividades perto da natureza.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo