Turismo

Nas férias, conheça o Panamá

Panama Viejo Ruins, Panama City, Panama, Central America

O Panamá está localizado na América Central e quase sempre é lembrado simplesmente por causa do seu famoso canal – o Canal do Panamá – e suas eclusas. No entanto, aquela região é muito bonita e merece uma visita, que promete diversão, descanso e maravilhosas compras. Boa opção também para quem não dispensa o sol e o mar em suas férias. Para entrar no país não é necessário visto prévio, o passaporte válido por três meses é suficiente. No Panamá, o primeiro destino do visitante é o Aeroporto de Tocumen, na cidade do Panamá, a capital.
Você já deve ter escutado falar do Chapéu Panamá. Apesar de ser vendidos aos montes por lá, os originais são confeccionados no Equador. Vale lembrar que o acessório recebeu este nome porque o presidente americano Theodore Roosevelt usou um modelo destes durante uma visita ao Canal do Panamá, em 1906. Em razão disso, o chapéu tornou-se moda, principalmente para homens, até a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente era um produto exclusivamente masculino. Ainda hoje o chapéu é utilizado no Verão, tanto por homens como por mulheres. Por vezes simboliza o ambiente praieiro tropical.
Geralmente, o Canal do Panamá é que atrai a atenção do visitante logo no seu primeiro dia da estadia. Cabe contar um pouco da história deste lugar. Trata-se de um canal de 77,1 quilômetros de extensão construído para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, através do Mar do Caribe. Inaugurado oficialmente em 1914, é importante para o comércio marítimo internacional, seus bloqueios e eclusas levantam os navios até o Lago Gatún, um lago artificial essencial ao funcionamento do canal. Na cidade do Panamá, a Cinta Costeira é uma área bem popular e atrai os moradores locais e visitantes. Trata-se de um calçadão que permite a prática de esportes, caminhadas e atividades ao ar livre. Dali vá para a Avenida Amador Causeway que liga o continente às ilhas da Baía do Panamá. A vista é maravilhosa.
Interessante registrar que mesmo com a modernização da cidade, ainda estão preservados alguns aspectos de sua origem. O Panamá Viejo, com construções datadas dos Séculos XVI e XVII, é Patrimônio da Humanidade e mostra edificações em pedra. E falando ainda a história panamenha, Casco Antiguo também tem antigas construções em pedras, mas o lugar foi revitalizado. Dessa maneira, é possível visitar igrejas, conventos, praças e museus, além de oferecer boas opções de vida noturna. O lugar é muito agradável.
Bom, se o objetivo é ficar bem pertinho do mar e da areia, o destino é San Blás, que faz parte de um conjunto de mais de 300 ilhas, todas com a areia e o azul do mar do Caribe. Paraíso praticamente intacto graças às ações principalmente dos índios Kuna, uma das nações indígenas mais organizadas das Américas e que faz questão de preservar aquele paraíso, que por enquanto ainda não foi invadido pelos milionários e suas mansões.
No lado do Oceano Pacífico, a Ponte Las Americas liga os dois lados do canal. A construção chama a atenção principalmente por causa de sua estrutura metálica, mas é o mirante erigido no local que concentra os turistas porque oferece vista maravilhosa e belíssimas fotos.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo