Matéria de Capa

Obras do Museu do Ipiranga continuam mesmo na pandemia

Foto: Adriana Cruz/ Assessoria de Imprensa da USP

As obras do Museu do Ipiranga não pararam durante a pandemia e os esforços continuam para que tudo seja entregue para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil, em setembro de 2022. Fechado para visitação desde 2013, o Museu está passando por uma ampla reformulação após risco de queda de sua estrutura. 

O Comitê Gestor, responsável pelo projeto de restauração do Museu do Ipiranga, promoveu um encontro virtual no dia 9 de junho com os representantes das empresas patrocinadoras e apresentou os resultados alcançados até agora tanto na parte interna, quanto externa. Na reunião, o governador João Doria (PSDB) ressaltou que, mesmo com a pandemia, todas as empresas parceiras mantiveram o acordo firmado e, por isso, as obras não foram interrompidas.

A diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, aproveitou o momento para sanar a dúvida de muitos ipiranguistas de como serão as festividades do 7 de setembro este ano. Em função da pandemia, ela explicou que tudo será substituído pelo digital, mas de uma maneira que envolva toda a sociedade. A ideia é de que o público receba uma série de conteúdos como podcasts, visitas em realidade virtual e videoclipes.

Outra preocupação discutida no encontro virtual foi em relação às exposições que ocuparão o Museu. A professora Vânia Carneiro de Carvalho, que coordena o Grupo Executivo de Museologia, disse que as futuras exposições vão abordar questões históricas ligadas à formação do povo brasileiro, com temas que envolvem a disputa de territórios, a paisagem das cidades e questões trabalhistas. As exposições serão compostas de itens do próprio acervo e também emprestados de outras coleções.

A restauração do Museu deve custar cerca de R$ 139,5 milhões e é patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura pelas seguintes empresas: Banco Safra, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, Vale, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Grupo Ultra Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados e ainda conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil e da Caixa.

 

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Definitely believe that which you stated. Your favorite reason seemed to
    be on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed
    while people consider worries that they plainly
    don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without
    having side-effects , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  2. I just couldn’t go away your site before suggesting that I
    actually enjoyed the usual info a person provide to your guests?
    Is gonna be again regularly in order to investigate cross-check
    new posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo