Auto News

Novo Ford Mustang GTD é esportivo de rua feito para desafiar os melhores do mundo

No fundo de um galpão, atrás de um túnel de vento no centro de desenvolvimento e testes da Ford em Allen Park, Michigan, um grupo de engenheiros se reuniu em 2021, após o expediente, para uma nova missão que parecia um sonho impossível: projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus – veja o vídeo.

Assim nasceu o Mustang GTD 2025, um carro de alta performance de edição limitada, homologado para as ruas e com a alma do Mustang, apresentado hoje pela Ford nos EUA. O modelo é um “tour de force” tecnológico, inspirado no Mustang GT3 programado para correr em Le Mans no próximo ano. Basta um olhar na carroceria larga esculpida em fibra de carbono e na asa traseira imponente para notar o seu incrível desempenho e legado. É um Mustang como nenhum outro já feito.

“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”.

Todas as peças de precisão do Mustang GTD foram especialmente projetadas. Cada forma é determinada pela função. Ele foi projetado com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.

O Mustang GTD tem uma incrível força descendente para rodar plantado no asfalto, graças à aerodinâmica ativa e à aderência dos enormes pneus, montados em uma avançada suspensão dianteira de braços curtos e longos, com altura dupla, e suspensão traseira multi-link. Ele para com autoridade graças aos freios de carbono-cerâmica, tem transmissão de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira e eixo de transmissão de fibra de carbono leve para oferecer uma distribuição de peso próxima de 50/50. Tudo isso movido a uma velocidade espantosa por um V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos.

“Quando você olha para a engenharia, a aerodinâmica e como o trem de força funciona, o Mustang GTD é um foguete de rua”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

Artigos relacionados

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo