Matéria

Monumento à Independência comemora 99 anos

Uma das mais belas recordações históricas de São Paulo, o Monumento à Independência, conhecido também, como Altar da Pátria, estará comemorando, nesse 7 de setembro, 99 anos. Em foi construído como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em m1922. A linda e maravilhosa estátua, localizada às margens do riacho Ipiranga, no Ipiranga, onde D. Pedro I teria dado o grito da Independência admirada por todos tem, talvez, uma história conhecida por poucos. Ela surgiu de um concurso, organizado pelo estado, pedindo a participação de artistas brasileiros e estrangeiros que apresentaram diversos projetos e maquetes.
A polêmica em relação ao Monumento à Independência começou quando os finalistas foram apresentados no Palácio das Indústrias. Naquele momento os intelectuais brasileiro e parte da elite, fizeram várias críticas à realização do concurso. As críticas, consideradas à época mas como uma ação para marcar posição política, foram em função da participação de estrangeiros e até mesmo a composição da comissão julgadora dos projetos. Os ataques, porém, não inviabilizaram a realização do concurso e Ettore Ximenes, um artista italiano, saiu vencedor do concurso. Ele teve apoio do arquiteto, também italiano, Manfredo Marfredi. Sua obra, no entanto, não teve aprovação unânime da comissão que, para agradar aos críticos, pediu algumas alterações para inserir elementos representativos da história nacional.
Assim, o projeto inicial do artista italiano acabou sendo alterado para serem inseridos episódios e personalidades da história brasileira. Foi ai que acabaram sendo inseridos na obra lembranças da Revolução Pernambucana de 1817, a Inconfidência Mineira de 1789, as figuras de José Bonifácio de Andrada e Silva, Hipólito da Costa, Diogo Antonio Feijó e Joaquim Gonçalves Ledo, principais articuladores do movimento. Sua construção principal é feita de granito ornado com diversas estátuas de bronze que representam momentos de luta pela independência
Apesar de ter sido inaugurado em 1922, ele estava incompleto com a desculpa de que houve várias mudanças ao projeto inicial, o que teria provocado o atraso na conclusão da obra. Mas, aliviada a tensão e a pressão de parte dos intelectuais brasileiros e da elite, o Monumento à Independência foi finalizado quatro anos mais tarde, em 1926. Hoje faz parte do conjunto urbanístico do Parque da Independência, onde encontra-se também o edifício-monumento erguido em 1890, que hoje abriga o Museu do Ipiranga, além da Casa do Grito.
No interior do monumento, em sua cripta, está instalada a Capela Imperial, construída em 1952 para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I, cujo restos mortais chegaram ao país em 1972, (embora o seu coração tenha ficado na Igreja da Lapa, no Porto), de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e também de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg, emn 1984..
Em setembro de 2022, quando será comemorado a Bi Centenário da Independência, com a entrega no novo Museu, o Monumento à Independência também tem um lugar reservado nessa história, por estará comemorando 100 anos.
Foto de Igor Rando
Pode ser uma imagem de ao ar livre e monumento

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. Kullanilan İlaÇ tİcarİ İsmİ etkİleŞİmİ olan besİnler etkİleŞİm sonuÇlari Pensilinler Asitli besinlerden dolayı artan mide asidi
    ilacın midedeki harabiyetini artırır. Eritromisin Erimicin,Eritro,Eritrosif,Erythrocin Asitli besinlerden dolayı artan mide
    asidi ilacın midedeki harabiyetini artırır.

  2. Howdy terrific website! Does running a blog such as this take a large
    amount of work? I’ve no understanding of programming but I had been hoping to start my own blog in the
    near future. Anyway, if you have any ideas or tips for new blog owners please share.
    I understand this is off topic nevertheless I just had
    to ask. Many thanks!

  3. Hello, i think that i saw you visited my weblog so i came to
    “return the favor”.I’m attempting to find things
    to improve my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  4. This design is spectacular! You definitely know how to
    keep a reader entertained. Between your wit and your videos,
    I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job.
    I really loved what you had to say, and more than that, how
    you presented it. Too cool!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo