Matéria

QR Code reproduz fala de Dom Pedro I

Quem não se lembra de Tarcísio Meira à beira do Riacho Ipiranga, pronunciando as palavras que livrariam o Brasil do jugo português? O ator viveu Dom Pedro I no filme “Independência ou Morte” (1972) e o discurso do personagem termina com a frase que dá título à produção de Oswaldo Massaini: independência ou morte. Prestes a completar dois séculos da emancipação política do país, o que vai ocorrer no dia 7 de setembro de 2022, o imperador está de volta.
Não, não é brincadeira. Dom Pedro I está de volta, graças aos milagres da tecnologia. Ele não pode ser visto, é claro, mas a voz do filho de Dom João VI é ouvida por todos que baixarem no celular o aplicativo Código QR, do inglês QR Code. Ele diz, sem abandonar o ar de fidalgo lusitano: “Meu nome é Pedro. Sim, Dom Pedro I e certamente você me conhece muito bem como o príncipe nascido em Portugal, que proclamou a Independência do Brasil”.
A performance de Dom Pedro desta vez não é de Tarcísio Meira. É de um ator contratado pela Som S/A, responsável pela instalação do QR Code no Monumento à Independência e em outros 20 pontos turísticos de São Paulo.
A proposta de implantar os QR Codes surgiu por meio do projeto piloto “Cidade que fala”, lançado na Jornada do Patrimônio 2018, e que contemplou 21 edificações em diferentes regiões da cidade. O objetivo dessa iniciativa foi transportar o espectador para outros séculos, a partir da narrativa de personalidades históricas.
A instalação do QR Code no Monumento à Independência ocorreu em 17 de agosto de 2018 e, desde então, os frequentadores do equipamento público que baixaram o Código QR no celular podem ouvir Dom Pedro I recordar como teria proclamado a independência, em 7 de setembro de 1822, qual era o estado do Riacho Ipiranga e a degradação pela qual passa e também explicar como era a região quando decidiu permanece no Brasil. A placa de acrílico com um código específico, o QR Code, foi colocada em vários pontos da estátua e também na cripta.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Hi would you mind stating which blog platform you’re using?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a hard time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for
    something completely unique. P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

  2. I was suggested this website by means of my cousin.
    I am now not certain whether or not this post is written through him as
    no one else know such specified about my problem. You’re wonderful!

    Thank you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo