Cultura & LazerMatéria

Mercado do Ipiranga e Vila Carioca terão feira de artesanato

O Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, através do programa Mães e Mendes Paulistanas, programou a realização de uma feira em diversos bairro da cidade e, no Ipiranga, dezenas de expositores estarão reunidos no Mercado Municipal do Ipiranga e na rua Aída, na Vila Carioca, expondo seus produtos
“O artesanato é considerado um meio de expressão e preservação das culturas locais, que valoriza o trabalho de diversas pessoas e comunidades, além de uma alternativa sustentável de consumo. Com o artesanato, diversos paulistanos também podem gerar renda, processo que foi ainda mais potencializado durante a pandemia, quando muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reinventar”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
“Por este motivo, estamos ampliando cada vez mais nossa série de ações e iniciativas de fortalecimento do setor, seja por meio da realização de feiras ou de qualificação profissional”, complementa.
O artesão é aquele que exerce sua arte por meio de um trabalho manual e suas peças são únicas e não podem ser elaboradas em série pelas indústrias. Para valorizar esse trabalho a Prefeitura lançou em março de 2019 o Mãos e Mentes Paulistanas, programa para valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato, além de promover qualificação e geração de renda e desde a sua criação, o programa já credenciou mais de 2 mil artesãos paulistanos, além de qualificar mais de 500.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.
Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.
PROGRAMAÇÃO
12 de março
Horário: 10h às 16h Local: Mercado Municipal do Ipiranga
Local: Rua Silva Bueno, 2109 – Ipiranga
20 de março
Horário: 10h às 17h
Local: Rua Aida, s/n° – Vila Carioca

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo