AconteceDestaqueMatéria

Ipiranga teve sábado festivo em comemoração ao seu aniversário

Completando 439 anos, o Ipiranga vem sendo contemplado, durante todo o mês de setembro, com diversas atividades e ações comemorativas. Neste sábado (23), de manhã, o Lar do Amor cristão, realizou um Drive Trhu Solidário, que arrecadou alimentos, bens e outros produtos, que serão destinados a famílias cadastradas da região do Ipiranga, as quais passam por triagem para verificar a real necessidade de recebimento dos mantimentos.

A ação, foi idealizada durante a pandemia e não acontecia desde o começo do ano.

“O Lar do Amor Cristão já é uma instituição com 67 anos e a gente sempre visa atender a família necessitada, em vulnerabilidade social, gestantes e nós fazemos entregas de cestas básicas para 110 famílias. Desde a época da pandemia, houve a necessidade de a gente continuar com essa arrecadação. Como não poderia ser feito presencial, surgiu a ideia do Drive Trhu e tem dado certo. Mesmo hoje, sem a pandemia, é um modelo que deu certo, e nada mais justo do que homenagear o bairro do Ipiranga, que é um bairro que acolheu a instituição, que sempre esteve aqui. É uma forma de homenagear e agradecer [ao bairro fazendo um Drive Trhu especial para comemorar seu aniversário]”, contou Adriana Lima, gerente financeira do Lar do Amor Cristão.

Célia Maria Maciel Cassanha é presidente do Lar. Para ela, o Drive Trhu seria “como o aniversário do Ipiranga. Maravilhoso”. Sua expectativa era que enchesse de mantimento para poder sustentar “uma porção de crianças e as famílias das crianças que necessitam tanto”, de acordo com ela. “Se não fosse o auxílio de vocês todos [povo do Ipiranga], nós não teríamos nada”, conclui.

“Eu acho legal. Precisa. A gente ajuda muita gente aqui (no Lar do Amor Cristão), então precisa de bastante contribuição”, conta Cecília Aparecida Dias Tenório, voluntária da casa.

“Legal. Eu acho muito legal. Eu acho que é necessário também, né? Se o povo não faz, que faz por nós”, expôs Aparecida, em relação à ação ter acontecido como parte dos festejos de aniversário do Ipiranga.

“Aproveitar essa comemoração toda, porque o bairro está em festividade; as pessoas estão agitadas, envolvidas nisso e ficam procurando oportunidade de participar das coisas [festas e ações] que foram divulgadas. E além de participar festejando, participar colaborando, né, porque espalhar o bem é sempre bom”, expressou Reguina Horácio Pinto, também voluntária do Lar do Amor Cristão.

“Então, as pessoas se sentem bem, também, fazendo isso. Tanto de curtir as festividades promovidas na região, como uma chance de ajudar e colaborar com a própria comunidade, porque os alimentos daqui vão ser direcionados para as pessoas carentes da nossa região, então nada melhor do que a gente festejar e ajudar. Fazer as duas coisas juntos”, aponta, ainda, ela.

Toninho Santo, nome importante do bairro, esteve presente no Drive Trhu e também conversou com a reportagem do Jornal Ipiranga News, fazendo questão de engrandecer a atuação do Lar do Amor Cristão. “É muito importante para nós, porque o Lar do Amor Cristão é uma entidade com mais de cinquenta anos aqui no nosso bairro. Então, que viu nascer, sabe do trabalho, da dedicação de todos que aqui estiveram como presidentes, diretores, dirigentes do Lar do Amor Cristão”, afirma.

“É muito importante para nós, ipiranguistas, que o Lar do Amor Cristão esteja junto e nos festejos de aniversário do bairro”, completa Santo.

Na parte da tarde, a Festa da Primavera tomou conta da FUNSAI (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga) e agitou o Ipiranga, além do público que, animado, participou de todos os festejos.

“É muito importante quando um bairro, uma cidade, um estado ou um país faz aniversário e tem os festejos. Então, o Ipiranga, já de longa data, ele é festejado. Esse festejo eu estou achando bacana. Nós estamos aqui na FUNSAI, hoje é um dia muito especial, parte do calendário [dos festejos do bairro], e eu acho que é muito bacana para a sociedade manter a memória, a cultura e essa união de todo mundo”, contou o professor Casé Oliveira, figura ilustre do bairro e apoiador de projetos ambientais e que cultivam a saúde.

A festa contou com apresentações de dança dos idosos que praticam aulas na FUNSAI, além de apresentação de violão.

“Maravilhosa. Aqui é um deslumbre total. Tudo ótimo”, disse Vitória Arneiro, de 76 anos, moradora antiga do Ipiranga, ex-voluntária e aluna da FUNSAI que se apresentou durante a festa. O Ipiranga é maravilhoso. Eu amo o Ipiranga”, completa.

Assim como Vitória, Izelva de Cássia Araújo Souza (70 anos), também é aluna da Fundação e se apresentou. “Estou amando. Eu amo. Eu amo. Eu amo [a Festa da Primavera e os festejos que têm acontecido no Ipiranga em comemoração ao aniversário do bairro]”, afirma.

“Está sendo sensacional contribuir para a festividade do Ipiranga com os idosos, que é um trabalho muito importante, porque é uma região que tem muito idosos e tem uma carência grande de serviços para esse público. E só tenho a agradecer por essa oportunidade e fico muito feliz de contribuir com tudo isso”, afirma Carolina Dias, de 40 anos, assistente social da FUNSAI.

“Quando eu coloquei essa festa nos festejos do Ipiranga, foi realmente para prestigiar as famílias, porque o nosso evento de sábado aqui acontece uma vez por ano e a gente sempre escolhe setembro, por causa dos festejos, e por causa das famílias, porque [em] outras festas na semana, eles não podem vir, trabalham, tem neto e filho que querem vir e não conseguem”, explica Erika Cristina Sturaro, coordenadora da FUNSAI.

Ainda, segundo ela, o intuito da festa foram “as apresentações e as famílias poderem ver o que os pais, avós, realizam no Viva a Vida [programa de terceira idade da FUNSAI]”.

No domingo (24), além do desfile cívico, que encantou os moradores do Ipiranga, aconteceu – às 18h – uma Missa Solene em homenagem ao aniversário do bairro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Labatut, 781.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo