Acontece

Imperador define samba enredo para o Carnaval 2018

A escola de samba Imperador do Ipiranga, do Grupo de Acesso de São Paulo, realizou a escolha do samba-enredo oficial para o Carnaval 2018, quando a escola da Vila Carioca levará para a avenida o enredo “Solidariedade. A explícita magia de sonhar, amar, viver, em prol do bem”.
Acompanhados de suas torcidas, três parcerias de compositores se apresentaram acompanhados pela bateria de mestre Vitor Velloso e disputaram a preferência da comissão julgadora, que optou pela obra assinada por Max, Neto, Grandão, Fadico, Totonho, Joabil Jr, Luciano Costa e Arakem.
Antes do anúncio do samba campeão, a Imperador apresentou novidades no Carro de Som para o Carnaval 2018. Rodrigo Atração e Juninho Berin formarão a dupla de intérpretes oficiais da Azul e Branco para o próximo ano. Eles chegam para substituir o intérprete Adeilton Almeida, que se afastou recentemente da agremiação.
A Comissão de Frente mostrará o homem da pré-história, instinto e solidariedade. Na sequência virá o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, seguindo da primeira ala que levará o nome de “A caça e a partilha solidária”. O primeiro carro da escola vem na sequência com o tema “A troca na pré-história, grandes descobertas através da arte rupeste”.
A segunda ala representará a “Fé”, terceira ala o “Império Romano”, quarta ala “Os Três Mosqueteiros”, ala 5 “Jesus de Nazaré” e ala 6 “Religiões”. Finalizando vem o segundo carro representando a “Solidariedade vencendo preconceitos”.
O regulamento da eliminatória de samba na Imperador do Ipiranga, que teve início em 29 julho, foi bastante incisivo naquilo que gostaria de ter como produto das obras concorrentes. O documento, bem detalhado, indica os caminhos que os poetas deviam seguir na concepção de cada obra.
Vale lembrar que este ano, quando reeditou o clássico hino, originalmente apresentado em 2004; “Ipiranga, berço esplêndido de um povo heroico”, a escola foi penalizada no quesito, perdendo décimos preciosos.
Segundo as regras, estavam proibidos de participar do concurso membros das diretorias executiva, deliberativa e fiscal, além daqueles que integram algum outro departamento. Foram dois os critérios para julgamento das canções: melodia e letra, recebendo notas inteiras, de cinco à dez.
O samba devia enquadrar-se no novo Manual de Critérios de Julgamento 2018 da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, documento ainda não disponibilizado para a imprensa.

Sou imperador na avenida
De braços fortes, pés no chão
Sou comunidade valente, guerreira
Só a solidariedade muda essa nação
Brava gente destemida essa é a hora
Um brado do ipiranga ecoou
“Mais que especial eu sou, cabeça feita sou imperador”
Desde os primórdios da história
A semente da bondade foi plantada em nosso chão
O seio da mãe natureza alimentando civilizações
Eis que o império romano ordena a justiça a todos os seus
Se põe junto ao povo, decreta a igualdade aos olhos de deus
O homem deu seu filho pra salvar o povo
Bendito seja jesus de nazaré
Regue essa semente, seja pelo outro
Não importa a sua fé
Erguendo essa bandeira da bondade
A nossa gente semeia esperança
A guerra fere o homem, sangra a carne
Fazei remediar com caridade
Vai meu irmão… abra esse peito e cante o amor aos seus
Pra que o futuro tenha orgulho seu
O mundo está em nossas mãos
Mais luther king, mais “terezas”
Na luta do bem, erguendo o brasão
Pra esse ano com certeza
Bordar a estrela no meu pavilhão

Artigos relacionados

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo