AconteceDestaqueMatéria

Festa de São Peregrino é sucesso na Igreja Nossa Senhora das Dores

Festa de São Peregrino é sucesso na Igreja Nossa Senhora das DoresCentenas de fiéis e devotos compareceram à Paróquia Nossa Senhora das Dores, que fica na Rua Tabor, 283, para comemorar a festa de São Peregrino, que aconteceu no último final de semana (6 e 7/05), com alegria, fé animação e emoção.

“A festa este ano superou as nossas expectativas, com muita gente, muita fé, muita alegria, seja pela participação nas missas, seja o público presente na quermesse”, contou o Pároco há dez anos da Igreja, Frei Fábio Luiz Ribeiro, um exímio conhecedor do local, “sua realidade espiritual e todas as suas festas”.

O Frei salientou o retorno em massa dos fiéis após os últimos anos pandêmicos. “É uma passagem. Um advento após pandemia”, expressou.

A festa à São Peregrino de 2023, foi a primeira oficial, após o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, ter oficializado São Peregrino como o segundo padroeiro da Igreja do Ipiranga, em setembro do ano passado. A partir de então, o lugar de fé passou a chamar Paróquia Nossa Senhora das Dores e São Peregrino.

“Essa é a primeira festa de São Peregrino oficial, após o Dom Odilo, nosso Cardeal, ter vindo aqui o ano passado e oficializado São Peregrino como segundo padroeiro dessa comunidade de fé. Hoje a nossa Paróquia tem dois padroeiros: Nossa Senhora das Dores e São Peregrino”, explicou Frei Fábio.

A devoção à São peregrino começou a ser incentivada da Paróquia em 1999, mas segundo o Pároco, “as festas de São Peregrino São Peregrino eram mais íntimas, aqui dentro do pátio [da Igreja]. Agora ganhou um outro patamar de festa. Por isso fomos para a rua do Fico, festa na rua, barracas na rua. É uma outra realidade que só nos traz alegria. Até os devotos de São Peregrino aumentaram espiritualmente na missa”. A festa deste ano tomou praticamente um quarteirão inteiro da Rua do Fico, que com barracas e animada quermesse.

Todos os fiéis, membros e voluntários da Igreja estavam animados e com muito entusiasmo pela festa e para receber todos os fiéis que compareceram.

Denise Gonçalves Rodrigues Ferreira, por exemplo, frequenta a Paróquia há 25 anos, pertence à Pastoral de Eventos e faz parte da “equipe da fogazza”, tradicional comida da festa. Para ela o festejo “foi um sucesso. Muito bom. Conseguimos atender o público com prazer, alegria, muito trabalho e muita animação”.

Gonçalves disse, ademais, que as intenções para os próximos anos são crescer cada vez mais com as festas. “A gente tem intenções de crescer. Fazer festas maiores, em louvor tanto à São Peregrino quanto à Nossa Senhora das Dores. Começamos com meio quarteirão. Já estamos em quase um inteiro. Quem sabe a gente chega em uns quatro, cinco quarteirões”, comentou sorridente e entusiasmada.

“Viver este momento é muito especial, porque o Frei Fábio trouxe para nossa comunidade o sentido de família. Hoje nós nos sentimos como uma grande família, na literalidade e na espiritualidade. Então, as pessoas estão aqui, felizes, trabalhando. Então é muito bom estarmos juntos e ver que conseguimos transbordar isso levar para as casas, a vizinhança, as pessoas estarem aqui participando. É uma grande experiência”, contou Regina Pokorny, Catequista e participante da Liturgia da Paróquia.

Evania Garci levou os filhos para prestigiar as comemorações de São Peregrino. Frequentadora da Igreja há 18 anos, a festa par ela foi motivo de muita satisfação. “O movimento está muito bom e festa está bem animada. Estamos curtindo bastante”, expressou.

“Festa maravilhosa depois da pandemia graças a Deus e a São Peregrino, estamos aqui todos felizes, brincando, vendendo, acolhendo as pessoas com muita alegria, muito sucesso”, frisou Sueli Brun dos Santos, voluntária. “Esperamos que a próxima festa, que será em setembro, seja maravilhosa como esta, de paz, alegria e vamos torcer para chegar mais gente para ajudar a gente”, completou.

“Estou há 23 anos aqui nesta Paróquia. Junto com a família, a gente se dedica a um pouco de tudo e principalmente nas festas de Nossa Senhora das Dores que é em setembro e São Peregrino, em maio, nos dedicamos à barraca da fogazza, com um grupo de umas 25, 30 pessoas, cuidando de uma tradição”, disse Márcio Roberto Salvaro. “No sábado, vendemos mais de 750 fogazzas. Para nós, muito êxito”, apontou ainda.

Para ele, a festa foi “um incremento, tanto quantitativo, quanto em novas pessoas do bairro, novos moradores, a quem acolhemos com muito carinho. Houve, das festas anteriores para esta, um incremento de pessoas”.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo