AconteceMatéria

Igreja de Santo Antônio da Vila Carioca passa por reforma

No último domingo (30), a Igreja de Santo Antônio que fica na Rua Álvaro Fragoso, 674, Vila Carioca, completou 65 anos. Fundada em 1957, a Paróquia passou por suas primeiras reformas, as quais ainda estão em andamento, há dois anos após decisão tomada pelo Pároco Pedro Pereira dos Santos, que contou com a ajuda massiva dos moradores da região.

O Padre Pedro está há quatro anos e meio na Igreja. Para ele, foi um desafio e tanto chegar a um local que estava “às ruínas”, mas foi gratificante ver o resultado da união com o povo da comunidade para que as reformas caminhassem e dessem certo. “Essa reforma foi a primeira. Era gritante e necessária que ela acontecesse e a comunidade vendo essa necessidade, olhando para casa de Deus, se uniu – graças a Deus – e todas as vezes que eu pedi todos responderam e atenderam meu grito de ajuda e hoje chegamos onde estamos”, disse Pereira dos Santos. “A gente fez telhado, reforma da energia, a massa por dentro, por fora, janela, banheiro, salão, pátio, piso, Capela, foi muito bom”, completou.

Odila Nair Casavechia dos Santos frequenta as missas da Igreja de Santo Antônio desde 1970. Moradora antiga da região da Vila Carioca, vinda de Pederneiras, São Paulo, ela convive direto com Pedro e outros fiéis que foram importantes para o recomeço do local. “A gente faz carnê, bingo e rifa para ajudar na reforma. Teve um pessoal que ajudou de fora também, por isso conseguimos realizar tudo”, explicou dedicando os resultados ao Pároco. “Do jeito que tá foi graças a ele que chegou e teve coragem de iniciar as reformas”, expôs.

“A gente está sempre trabalhando e ajudando como pode. Gosto muito da Igreja. O sentimento de gratidão é de todos. Tudo que está estragado tem que arrumar”, contou Natalina de Jesus, Catequista da Paróquia e Ministra da Eucaristia.

Pedro contou também história de uma senhora que, ao ver a Igreja reformada, agradeceu a ele por ter deixado tudo tão lindo e destacou a força da união do povo. “Ela veio agradecer essa reforma e perguntou: que milagre foi esse? Eu disse é o povo unido, direcionado, vendo o serviço acontecer, começo, meio e fim. Isso anima a gente e serve de exemplo para outras comunidades. Acho que até serve de exemplo para outras comunidades que veem a Paróquia um pouco destruídas e pensam “poxa como vamos juntar dinheiro para reformar”. Não é juntar dinheiro, comece a fazer. Tenho uma boa amizade com muitos amigos que colaboraram com essa Igreja. Eles são anjos em forma humana”, explicou o Padre.

Hoje, reformada, a Igreja está linda e extremamente aconchegante para todos os fiéis e devotos de Santo Antônio. Uma das maiores habilidades do Padre é reformar e dar vida às Igrejas aonde
chega. Pedro construiu a Igreja de Nossa Senhora Mãe de Jesus, no Jardim Celeste, e ao chegar na Vila Liviero, dividiu a Paróquia Santo Agnelo em duas, construindo a São Bernardo de Claraval. Além disso, ele é presidente de duas creches no local: CCA Santo Agnelo e CEI São Bernardo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo